sábado, 24 de agosto de 2013

Pudim de caramelo e bolacha

Cá em casa nunca tive muito habito de comprar pudins de pacote, mas agora com o pequeno os hábitos já não são o que eram e ele gosta muito mais de um pudim de pacote do que do melhor pudim caseiro que eu possa fazer, por isso de vez em quando compro e faço mais para ele.

E os hábitos mudaram um pouco e não foi só nos doces, na alimentação em geral, quem tem crianças sabe que eles são um bocado de ideias fixas e gostam de coisas mais simples.
Cá em casa dentro de certos limites vamos mudando algumas coisas, se há coisa que não entraram em grande, tipo batatas fritas e fritos em geral, há outras que entraram aos poucos, tipo salsichas e as carnes picadas, estas entraram, mas feitas em casa. Outras há que fomos abolindo aos poucos, tipo pudins de legumes e legumes estufados, é muita verdura concentrada...

Por isso, um dia destes tinha um pacote de pudim de caramelo e não foi dos sabores que ele gostou mais, por isso dei-lhe um ar diferente para ver se a coisa ia melhor.

1 pudim de pacote de caramelo
100 gr de açúcar
1/2 litro de leite
Bolacha Maria ralada

Fiz o pudim segundo as instruções do pacote.
Ralei bolacha Maria  e meti tudo em camadas, começando com pudim e terminando com a bolacha.

Fresquinho até se comeu bem.

Mas estes pudins com sabores também não são os meus preferidos e pudins de pacote para mim são os do velhote da caixa azul, esses sim lembram-me a infância eram esses que comia em casa da minha mãe e da minha avó, que os tinha lá sempre á nossa espera quando nós chegávamos.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Há vidas mais baratas não são é tão boas... Algarve

Viajar é para mim uma das coisas que mais me dá prazer, conhecer novos sítios ou não, sair da rotina do dia a dia e de nossa casa, ir para outras paragens, nem que seja só para dar uns bons mergulhos e comer boa comida da região é muito reconfortante e suficiente para regressar a casa com a alma cheia, para encarar um novo ano. 

Este ano o destino de férias de verão foi o sul, pelas razões de sempre calor e água quentinha  garantidos.
Neste caso sul, mas a ponta oeste ou seja o barlavento e se tem vento... mas um vento suportável e ainda assim poucos dias.

Para mim já o devo ter dito por aqui, mas repito, esta é a zona mais bonita do Algarve, pelas praias de rochas amarelinhas e prainhas pequenas lá no fundo isoladas do mundo, só com o mar em frente e não sei se por serem pequenas o pessoal deve fugir delas e por isso nem sequer têm muita gente nesta altura mais alta de veraneio, uma agradável surpresa.

Deixo uns postalinhos de Lagos uma das mais bonitas e bem cuidadas cidades do Algarve


Da zona de sagres e da sua fortaleza com os canhões apontados, não vá o inimigo surgir de repente :-)

Um pouco das prainhas e da Ponta da Piedade com as suas grutas


Os faróis da zona.
Por ordem: Ponta da Piedade, Farol de Sagres e o Farol do cabo de S. Vicente (3 fotografias de baixo) que podemos visitar e muito bonito por certo.


Diversão na praia e piscina


Foram umas férias bem ao gosto do meu menino, água, areia e piscina para saltos, mergulhos e cambalhotas

Para terminar e como não podia deixar de ser, deixo para abrir o apetite, um dos pratos típicos desta região, a bela cataplana de peixe, que também pode ser de marisco ou do que se quiser, fica á nossa imaginação.
Esta estava deliciosa e tinha uma erva aromática que nunca pensei por e nem nunca tinha comido nenhuma cataplana com ela, mas que faz toda a diferença e é a hortelã, para além dos coentros típicos neste tipo de prato e que eu já uso, vou ficar de olho nesta descoberta, porque adorei.

Agora deixo uma pergunta, tenho uma cataplana guardada na garagem, porque como o meu fogão é de vitrocerâmica, ela não se adapta, alguém tem alguma sugestão de adaptação, para a poder utilizar?!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Iogurtes de coco, sólidos e liquidos

Cá em casa ficamos fãs dos iogurtes líquidos, faço todas as semanas e os que têm mais fãs são os que tenho já por aí só com aroma de morango.

Estes de coco, experimentei á revelia do mais pequeno que diz não gostar de coco, mas fiz e ele depois de provar perguntou se tinha coco, porque notava umas migalhinhas na boca, eu disse-lhe que não tinha coco ralado e não menti, porque o coco foi pulverizado na máquina e por isso não se nota muito, mas o sabor estava lá e ele adorou, aliás bebe uns a seguir aos outros e não gosta de coco :-)

Esta fornada ainda levou o aroma de morango, mas a próxima vai sair mesmo sem aroma, só coco mesmo.

Para os liquidos
1300ml de leite meio gordo
80gr de açúcar
30gr de gelatina de morango
10gr de leite em pó
2 colheres de sopa de coco ralado
1 iogurte natural sólido

Primeiro pulverizar o coco com uns toques de turbo, ou mais tempo na vel.10. Juntar o leite e bater 2 min.vel.9

Meter os restantes ingredientes excepto o iogurte no copo da máquina e programar 5 min. 50º vel.4

Depois juntar o iogurte e misturar mais 30 seg. vel. 5

Retirar o copo da máquina e embrulhá-lo bem num mantinha polar e deixar assim durante 8 horas, eu deixo a noite toda.

De manhã voltar a colocar o copo na máquina e programar 30 seg vel 5 e transferir para garrafinhas de vidro e colocar no frigorífico para ficarem fresquinhos, esta quantidade deu oito frascos.

Os sólidos fiz também na máquina.
800 ml de leite
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de coco ralado
30 gr de gelatina de morango
80 gr de açúcar
1 iogurte de compra.

Primeiro pulverizar o coco com uns toques de turbo, ou mais tempo na vel.10. Juntar o leite e bater 2 min. vel.9

Meter os restantes ingredientes excepto o iogurte no copo da máquina e programar 5 min. 50º vel.4

Depois juntar o iogurte e misturar mais 30 seg. vel. 5

Depois é só transferir para a iogurteira e deixar toda a noite. Depois é só meter no frigorífico para refrescar.

Muito bons os dois e se pensarmos que cada iogurte liquido sai a metade do preço dos comerciais e com o dobro da qualidade, porque não têm tantos aditivos temos mais é que fazer mais e mais :-)

E quando esta mensagem sair estarem em viagem para as merecidas férias

Boas comidinhas por cá e até ao meu regresso :-)