domingo, 23 de fevereiro de 2014

Bolo de limão

Bolinhos tipo pão de ló são os que reúnem mais fãs cá em casa, não posso fazer grandes e inovadoras experiências, porque os homens fazem cara feia...

Por isso vou variando nos sabores e estes com sabores cítricos de laranja ou limão também são muito bem aceites, esta é mais uma experiência entre outras parecidas, mas que resultou muito bem.

5 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de café de fermento
Raspa de um limão
Sumo de meio limão.

Bater primeiro os ovos inteiros com o açúcar, depois juntar a casca de limão ralada.

Juntar o leite misturado com o óleo alternado com a farinha misturada com o fermento e continuar a bater.

Por ultimo juntar o sumo de limão e bater mais um pouco.

Vai a cozer em forma untada e polvilhada de farinha, em forno a 200º durante mais ou menos 30 min, depende do forno, convém aos 30 min verificar com um palito.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Panquecas de buttermilk e mirtilos

Cá em casa panquecas são sempre muito bem vindas, eu antes de as provar gostava mais de crepes, agora já nem sei.
Só ainda não fiz como os americanos que tem sempre a mistura de sólidos pronta para quando apetece, mas lá chegaremos, porque para um lanchinho ou até para o pequeno almoço é muito bom.

Estas com buttermilk ficam muito fofinhas, já as fiz muitas vezes, os mirtilos foram novidade, mas gostei deram-lhe um toque diferente muito bom.

1 chávena de farinha
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1/2 colher de sopa de fermento
1 chávena de leite
Sumo de meio limão
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
Juntar o limão com o leite e deixar durante 10 min em repouso para fazer o buttermilk, pode ser vinagre, mas eu faço com limão, parece-me mais adequado a coisas doces...

Juntar os sólidos todos todos numa taça, juntar aqui os líquidos e mexer muito bem.

Aquecer uma frigideira anti-aderente e passar um guardanapo untado com óleo, deitar colheradas de massa e quando começar a fazer bolhinhas virar com uma espátula.

Com doce, chocolate, açúcar e canela é ao gosto de cada um, simplesmente deliciosas.
Mais um rolinho mamã... podes fazer mais destes rolinhos, mas para mim sem as bolinhas :-)...

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Leite creme de pacote com gemas

Sobremesas de pacote sim ou não...

Eu por norma não sou muito fã, não por não gostar, mas por serem coisas artificiais cheias de corantes e conservantes e sempre  que posso fugir destas coisas não as utilizo, já chega as coisas que não podemos escapar porque muitas vezes nem sabemos ou dá jeito utilizar.

Mas tenho que reconhecer que é muito prático e de vez em quando compro, quando não há fruta ou o pequeno pede de repente um leite creme este está feito em dois minutos...se bem que o do robot de cozinha também fica pronto em 12 minutos, mas exige mais ovos e nem sempre há.

Este foi uma adaptação para que não fique tão "deslavadinho" juntei-lhe uns ovos e fica com um ar mais caseirinho.

1 l de leite gordo
2 pacotes de leite creme
3 gemas de ovo
6 colheres de sopa de açúcar

Envolver o açúcar com o pó para leite creme e misturar bem, dissolver com um pouco de leite retirado do litro, misturar aqui as gemas e bater bem.

Levar o restante leite ao lume a ferver. Quando ferver juntar um pouco na mistura anterior e mexer bem, juntar a mistura ao restante leite e levar novamente ao lume brando por mais um ou dois minutos até engrossar.

Fica muito bom, simples mas bom, mais rico que o de pacote simples.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Tarte de queijo e pêssego da vaqueiro e uns livrinhos maravilhosos

Desde 2008 que tenho facebook, muitos adoram outros odeiam, eu acho graça, sempre achei desde o principio ainda quase ninguém que eu conhecia tinha e eu já andava por lá, agora a febre é geral e é quase saneado da sociedade quem não tem facebook, até as avozinhas comunicam por ai com seus netinhos.

E o que tem isto a ver com uma torta de queijo e pêssego, á primeira vista nada... mas á segunda tem tudo, porque foi através do facebook e de uma menina tralheira que soube que a vaqueiro estava a dar uns livros maravilhosos apenas em troca da compra de dois produtos, simples assim... era só mandar a prova de compra e eles enviavam os livros, fui ao sitio do costume á procura dos ditos produtos, enviei para a morada indicada o talão da compra e passadas algumas semanas lá chegaram os livrinhos, lindos maravilhosos

A receita é de lá 

Base
200 gr de bolacha
100 gr de manteiga
1 colher de chá de canela

Recheio
750 gr de queijo fresco(usei 500 gr+250 de mascapone)
200 gr de açúcar
6 folhas de gelatina usei mais 4 para a cobertura
0,5 dl de água
4 iogurtes de aroma de pêssego(usei com pedaços)
100 gr de nozes ou amêndoa moída
1 lata de pêssego

Rale a bolacha, eu usei bolacha digestiva e amasse com a manteiga e a canela em pó. Amasse bem até ligar bem o preparado e forre com esta massa uma forma de aro amovível. Leve ao frigorífico enquanto prepara o creme.

Ponha 6 folhas de gelatina de molho em água fria e derreta-a num pouco de água a ferver.

Esmague o queijo fresco com um garfo e depois bata na batedeira com o açúcar, até ficar cremoso. Adicione aqui a gelatina sem deixar de bater.
Junte os iogurtes um de cada vez sem deixar de bater e por ultimo a amêndoa e envolva bem..

Deite este preparado sobre a massa de bolacha na forma e leve ao frigorífico de um dia para o outro ou até solidificar.

Antes de servir retire o anel da forma e decore com meias luas de pêssego em calda.

Eu decorei com o pêssego entes de desenformar e com metade dos pêssegos e mais ou menos 100 ml da calda fiz um puré e juntei as 4 folhas restantes de gelatina também derretidas e deitei sobre os pêssegos, criou uma camada gelatinosa onde se sentiam os pêssegos inteiros, muito boa e fresca. desenformei só depois de solidificar esta terceira camada.

Os livros maravilhosos Culinárium da vaqueiro, dois volumes enormes e cheios de receitinhas maravilhosas :-) a minha mãe tem os que se venderam desde o inicio, a encadernação e a caixa para os guardar é melhor, mas o interior é exactamente igual as mesmas receitas e mesmas fotografias.

Lindos os meus, muito mais fashion :-)
Gostei muito deste prémiozinho, porque desde sempre gostei muito das receitas da vaqueiro, das suas revistas e livrinhos.