sexta-feira, 4 de julho de 2014

Um bolo para uma amiga

Nem tinha dado conta que já há tanto tempo não actualizava o blog, até um dia em que recebi um e-mail de uma amiga do blog que não conheço pessoalmente mas é quase como se conhecesse, porque já é amiga de longa data daqui e de um forum de viagens que ambas frequentava-mos, aliás foi esta paixão pelas viagens mais ainda que pelas comidas que nos juntou um dia :-) foi assim como que uma chamada para embarque :-)

Pois é amiga este bolo é para si, não era este que lhe queria trazer hoje, mas o meu filhinho nos seus jogos encheu-me o computador de vírus ou programas maliciosos e tive que fazer uma limpeza ao disco e retirei as fotografias por segurança, por isso agora a única que tenho alojada no site disponível assim na hora é esta e para que não deixe para depois sai já este :-) sim porque o blogger não me deixa subir mais fotografias sem pagar... por isso eu alojo num site e trago o link ;-) como no VM.
Estas coisas demoram muito tempo e dão muito trabalho, só quem se mete nelas sabe, para além de fazer o bolo, há que tirar a fotografia e mais importante que isso escrever logo a respectiva receita com o nome com que se guardam as fotografias para mais tarde juntar as peças, subir as fotografias para um site de alojamento de fotos e depois juntar aqui tudo e para quem como eu não gosta de chapar as coisas de qualquer maneira demora mais ainda :-) por isso temos que ter alguma disponibilidade mental e tempo mesmo.

Então este bolo é uma variante do bolo de água que já está por aí, porque os homens são fanáticos de bolos tipo pão de ló, sempre que faço outro dizem sempre o mesmo... porque não fizeste um pãozinho de ló... falta de imaginação :-)

Para não ser sempre igual, fiz metade da receita, porque inteira fica enorme.
Mais umas alterações e já está, mais um bolinho para enviar para os lanches do pequeno, sem cremes, fofinho e não fica seco.

4 ovos
1 chávena de água mal cheia
1 chávena de açúcar bem cheia
1 e 1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de chocolate em pó
1 colher chá de fermento
1/2 colher de café de baunilha em pó

Bater as claras em castelo e reservar.

Bater muito bem as gemas com a água até triplicar de volume, juntar o açúcar e continuar a bater.

Em seguida envolver a farinha peneirada com o chocolate e a baunilha e o fermento.

Por ultimo juntar as claras em castelo e envolver muito bem.

Vai ao forno em forma untada e polvilhada com farinha e coze em mais ou menos 35min a 180º depende muito do forno.

Obrigado amiga Dilene por visitar e gostar do meu blog e pelas palavras amigas e simpáticas que me escreveu, é por estas coisas que vale a pena tudo :-)