segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Boas festas e uma Árvore de Natal especial

Venho hoje desejar umas boas festas a todas as minhas amigas e seguidoras aqui do blog e trazer uma arvorezinha de natal deliciosa, que fiz e para que possam ficar tentadas e experimentar também.

Quando digo deliciosa, nem me refiro ao sabor, mas a toda a envolvência, desde o fazer ao efeito lindooo que resulta.

Esta árvore e uma coroa semelhante vi por aí nas redes sociais, nas mil e uma páginas de culinária, de blogs, de marcas e de um sem numero de outras coisas, que circulam e que se tornam virais como agora se diz, todo mundo faz e testa, a mim alguns ficam-me no olho e não descanso enquanto não experimento.

Uma coisa super simples mas que meu um gozo enorme fazer.

2 placas de massa folhada rectangular
Creme de chocolate a gosto de marca ou caseiro.

Colocar uma placa de massa folhada em cima do papel vegetal que a cobre em cima de um tabuleiro de ir ao forno e com uma faca recortar com a forma de um pinheiro.

Barrar esta placa com creme de chocolate a gosto e sobrepor a outra placa já cortada com a mesma forma.

Cortar o pinheirinho em espinha e depois enrolar cada uma das pontas.

Pincelar com gema de ovo batida e levar ao forno até a massa estar cozida e douradinha e com o chocolate a espreitar pelos lados e torcidinhos. muito bom para petiscar e tirar os raminhos.

Muito fácil, muito bonita até como decoração e muito boa.

Boas festas

domingo, 11 de dezembro de 2016

Panquecas de aveia

Ultimamente as panquecas fazem muitas vezes parte do pequeno almoço dos fins de semana cá em casa, o pequeno adora e para variar do resto da semana que tem que ser tudo mais a correr.
Um dia destes resolvi experimentar com farinha de aveia, já que ultimamente tenho tentado excluir um pouco o gluten da minha dieta, ainda que não alinhe muito em restrições distou ou daquilo e nem seja de introduzir sementes na alimentação cá de casa, só porque é moda,.

Nesta moda alinhei, ainda que só um pouco, porque uma amiga me falou que o gluten interfere em alguns problemas da tiróide e como a minha diz que se cansou de trabalhar há algum tempo, resolvi experimentar sem grande convicção porque a minha médica diz que não tem nada a ver....

1 chávena de farinha de aveia
1 iogurte grego morango
1/2 chávena de leite
2 ovos
1/2 colher de café de fermento
1/2 colher de café de bicarbonato
1 colher de sopa de açúcar de cana


Misturar tudo muito bem e fazer as panquecas,
Nota-se umas pintinhas é da aveia, como foi moída em casa, não a fiz muito fininha, mas fica bem.

Ficaram aprovadissimas, o sabor que a aveia confere ás panquecas é excelente, independentemente da ausência do gluten, ficámos fãs deste sabor, o pequeno nem notou nada e gostou muito.

Encontram-me agora também na minha página de facebook

domingo, 4 de dezembro de 2016

Pizza duas estações

Nas pizzarias vemos normalmente a pizza 4 estações, esta só para contrariar é mesmo só duas estações, a estação do filho que gosta de tudo, mas é muito tradicional nos sabores e a outra estação dos pais que são muito mais aventureiros, não que esta seja muito aventureira, mas tem uns pózinhos de perlim pim pim que o pequeno não aprecia muito.

A massa foi feita no meu super-robot de cozinha, não sou grande utilizadora nem fanática, mas se há coisas que eu adoro e acho estas máquinas perfeitas é mesmo nas massas, seja de pizza ou outras, é um vapt vupt como dizem os nossos amigos brasileiros, nem se dá conta das voltas e a massa sai perfeita, super fácil de moldar, nem se parte, nem se agarra ás mãos estica-se na perfeição uma delicia mesmo.

O sabor perfeito para um jantar de domingo, muito melhor que as das pizzarias, ainda que tenha uns ingredientes menos saudáveis é sempre melhor em casa.

200gr de água
50gr de azeite
sal a gosto eu não meti
40gr de fermento de padeiro ou uma saqueta de fermipan
400gr de farinha

Cobertura
200gr de fiambre
100gr de salpicão
1 lata de atum
meia cebola pequena
meio tomate pequeno
Pimento
Cogumelos frescos
polpa de tomate caseira
1 embalagem de queijo ralado mozzarela
Oregãos a gosto

Meter os ingredientes liquidos e o sal no copo da máquina e programar 1 min.40º vel.2

Adicionar a farinha e o fermento e programar 15 segundos vel.6 seguido de  1 minutos  botão amassar e deixar a massa repousar 30 min, fica perfeita

Esticar bem do tamanho desejado, ou em pequenas pizzas redondas ou no formato do tabuleiro do forno que foi o que eu fiz, em cima de uma folha de papel vegetal do mesmo tamanho para ser mais fácil.



Cobrir totalmente com a polpa de tomate e por cima dispor os ingredientes da cobertura, eu fiz 2/3 da massa com o fiambre e o salpicão, no outro lado meti o atum com um pouco de cebola tomate e pimento cortados muito fininhos e por cima dela toda meti cogumelos laminados e bastante queijo ralado.
polvilhei tudo com oregãos e um fio de azeite por cima.

Vai ao forno pré aquecido a 220º durante aproximadamente 15 a 20 min. e o que sobrou