Egipto eterno - Cairo, Alexandria, Assuão e Luxor

A VIAGEM.... 
A minha viagem de eleição o EGIPTO, uma viagem realizada em 2005, aquela que mudou a minha visão do mundo e desmistificou muitas ideias preconceituosas que eu tinha em relação a outras religiões e povos.

Ir e sentir....

Saída de Lisboa destino ao cairo com escala em Luxor, num pacote clássico Tudo incluído hotéis 5*, para não falhar nada, porque para uma primeira saída para um pais muçulmano e africano, achei mais seguro.

Alojamento no hotel J W Marriot um 5**** mesmo, cujo único defeito é a distancia do centro do cairo, que não permite sair a pé nos poucos tempos livres, que se tem, mas tem um complexo enorme de piscinas que depois de tanto calor e visitas tão cansativas, sabe bem aproveitar.

Visita incluídas no programa
Museu de antiguidades do Cairo, que protege um espólio excepcional de história faraónica, com peças que dariam para pelo menos mais 10 museus bem compostinhos.
Destaque para a sala das múmias e tesouro do Tutankhamon.

Planalto de Gizeh, para visitar as famosas pirâmides de Quéops, Quefren, Miquerinos e da imponente esfinge com o corpo de leão.














 Visita ao mercado típico nos souks – kan el Khalili, onde o lema é regatear.






Para além destas tivemos ainda direito a umas visitas com fins comerciais, para ajudar o povo e os guias mas também com algum interesse.
Visita à casa dos papiros, para ver como é a sua preparação a partir da planta original do papiro e pintura dos mesmo por artesão treinados.
Visita a uma casa de perfumes, onde se pode ver o fabrico de frascos de vidro para os ditos e cheirar essências que fazem parte da composição de perfumes famosos e onde nos deram a beber o famoso chá “carcadè”,que nos iria acompanhar o resto dos dias.


Visitas opcionais
Cairo by night, simplesmente deslumbrante a cidade á noite. 
Destaque para os bairros mais ricos; bairro dos mortos (onde moram pessoas em conjunto com as tumbas); passear pelos souks onde há tanta ou mais gente á meia noite como á tarde, beber chá de hortelã e fumar os famosos cachimbos de água “chicha” no café onde parava Naguib Mafouz o nobel egipcio da literatura.

Visita à mesquita do alabastro, onde se encontra o relógio que serviu de troca pelo obelisco de paris(parece que não foi grande troca porque o relógio nunca funcionou) mandada construir por Mohamed Ali, e á sua casa mesmo em frente à mesquita.





Um pouco mais da cidade com grandes contrastes, bairros ricos com grandes casas e prédios, km a perder de vista de casas inacabadas em tijolo, bairros tipicos, copta e a cidade dos mortos....











Muitas mais fotos haveria, muito mais a dizer mas o espaço é curto.
O que realmente vale a pena dizer é que é uma viagem imperdível, conhecer uma cultura milenar, um povo tão simpático e acolhedor e entender a expressão "faraónico"

A VIAGEM


Comentários

Mensagens populares