Doce de quiwi com especiarias

Cá em casa, quem normalmente vai ás compras de mercearia de bairro, tipo fruta e pão de ultima hora é o marido e como tem a mania de comprar tudo muito, no outro dia foi e veio carregado de kiwis, que por acaso até tinham um aspecto excelente sem dúvida, mas o coração era amarguinho amarguinho, devem ter tido uma vida dificil e então eram intragáveis, nem sei bem descrever, nem ele que tem um espirito de sacrificio muito grande para estas coisas, come melão nem que seja abobora ou derretido de maduro, estes não os conseguiu engolir.

Vai daí lembrei-me de os converter em docinho, amaciar-lhes o sabor para lhes alegrar o fim da vida e com

1,1 kg de quiwi
500 gr de açúcar amarelo
1 pau de canela
3 a 4 cravinhos
1 pitada de uma mistura de especiarias, que uma colega me deu, já nem sei bem para que fim e em que o dominante é o gengibre.

Levei tudo á máquina do pão no programa de doces e lá fez o programinha normal, só que no fim não gostei da cara do doce, muito aguadinho, sem ar de ficar comestível sequer, talvez pelo pouco açúcar...

Virei tudo para uma panela e lá fou ao lume como os doces normais e toca a ferver por mais quase uma hora, para engrossar e ganhar ponto.

Ficou um doce delicioso, daqueles a repetir, e não só pelas especiarias, as sementinhas do qiwi no meio do doce dão-lhe um toque de sabor a noz, uma verdadeira delicia.

Nos meus doces já está mais que decidido que aquela teoria de 1 kilo de fruta para 1 kilo de açúcar está mais que demodé, isso era no tempo em que as nossas avós faziam doces e marmeladas para todo o ano e precisava de muito açúcar para conservar, porque o doce da fruta com algum açúcar é mais que suficiente, a prová-lo estão estes qiwis super-ácidos e ainda por cima amargos, cá em casa metade é a regra e ninguem diga que não ficam doces....

Uma verdadeira delicia

Comentários

  1. Estou à espera de um carregamento de kiwis caseiros para poder fazer doce também :)

    ResponderEliminar
  2. Já "roubei a receitinha!!!
    Acabei de criar um novo blog onde partilho todas as promoçoes, brindes, amostras, passatempos que vou encontrando. Se tiver um tempinho passe por lá! Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  3. Eu tb acho que 1 kg de açúcar para 1 kg de fruta é imenso.. Costumo fazer com metade ou menos, mas tb faço pouco doce de cada vez para não estragar...
    Ficou com uma cor óptima mesmo depois de ir ao lume :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  4. Alcina,
    Essa regra também vale pra mim (1 x 1/2). E olhe lá, que mais açúcar do que isso não consigo engolir!
    Doce de kiwi é novidade, mas deve ser interessante mesmo por causa das sementinhas.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Ando para fazer á muito, super curiosa para provar... muito bom aspecto!! bjks

    ResponderEliminar
  6. também já fiz esse doce uma vez em que me deram muitos kiwis. fica realmente bom.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares