Frango com Ervilhas de cavaca

Lá na minha terrinha estas eram as ervilhas que se usavam mais antigamente, em minha casa nem conhecia as das bolinhas, porque a minha mãe não gostava delas.
O nome não sei de onde vem, mas é assim que são conhecidas por lá.

Nestas ervilhas utiliza-se a casca que envolve as bolinhas também e utilizam-se exactamente para o mesmo das outras, seja para arroz, carne, sopa.........

Eu cá em coimbra nunca comprei, mas sempre que vou lá á terrinha e as vejo no mercado compro, e foi o que fiz numa das ultimas vezes que fui.
Estas fiz com frango, e o unico segredo é que as ervilhas só se podem meter na panela, quando faltarem uns minutitos para o cozinhado estar quase pronto, porque se não corre-se o risco de ficarem em papa e no fim sobram só fios o que é desagradável.

O frango fiz como outro frango qualquer, alho, cebola, tomate, cenoura, azeitinho, tudo bem apuradinho e já está ........
Por isso no fim do frango estar bem estufadinho e o molho apurado, juntar as ervilhas, sem as pontas e sem os fios e deixar cozinhar só mais uns minutos até estarem macias ou al dente conforme o gosto.


Comentários

  1. Adoro mto essas ervilhas, aqui chamamos de ervilha torta.
    A única diferença que tiro antes de cozinhar as fiapinhas, mas acaba sempre sobrando, o que deixa o maridão bravo hehehe
    bjs

    ResponderEliminar
  2. será que isso é o que chamam de ervilhas de quebrar?
    nunca comi.... mas gostava de experimentar. por cá nunca vi á venda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares