Clafoutis de cereja

Nesta época em que as cerejas estão em alta, tive a sorte de ir passar um fim de semana à minha terrinha e modéstia à parte tem as melhores cerejas do mundo, e depois de ir à praça comprar uns kilinhos para trazer tive ainda a sorte de me darem mais algumas!!!!!



Conclusão há que procurar o que fazer com elas e nas minhas pesquisas vi este Clafoutis aqui e resolvi experimentar.

200 g de farinha
120 g de açúcar
3 ovos
500 g de cerejas
250 ml de leite
80 g de manteiga sem sal derretida
uma pitada de sal

Numa taça coloquei a farinha, o açúcar e o sal tudo peneirado e misturei bem.
Depois vai-se juntado os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição com a batedeira.
Juntei a manteiga e bati mais um pouco, depois incorpora-se o leite batendo sempre devagar para que fique uma massa bem lisa e sem grumos.

Espalham as cerejas numa forma de tarte de fundo fixo com pelo menos 30 cm e despeja-se com cuidado a massa por cima.

Vai ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos ou até que fique dourado e firme.

A receita pedia uma forma de forma de tarte de 30 cm, a minha não tem, pelo que meti numa forma para bolos sem buraco mais pequena e resultou um bolo mais alto, mas igualmente bom. 


Nota: no blog de onde retirei a receita, sugeria retirar os caroços ás cerejas, mas nos comentários eu vi que a Elvira sugeria fazer com os caroços e eu fiz metade com e metade sem, para experimentar e nota-se a diferença de sabor, com caroços sabe mais a cereja, não é tão agradável encontrar os ditos e estar com cuidado para não partir nenhum dente mas fica muito bom!!!!!

Comentários

  1. com caroços ou sem caroços, o que eu posso dizer é que ficou lindo e com um aspecto muito apetitoso.

    ResponderEliminar
  2. que comidinhas tão boas!
    Há aqui algumas receitas simplesmente irressistíveis que eu vous experimentar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares