Sra. da Lapa
A Lapa é uma pequena aldeia do concelho de Sernancelhe, um sitio perdido no meio de quase nada, uma pequena povoação de granito onde a primeira sensação que se tem quando se chega é que voltamos á época medieval, parece que o tempo parou.
Um local de culto com uma igreja, e um edifício que foi um colégio de jesuítas e depois um seminário (onde estudou Aquilino Ribeiro) e que agora me parece apenas um local de abrigo aos peregrinos, fazem deste local que dizem já foi um grande local de peregrinação, um sitio único.
Conta-se que para se obter os benefícios pedidos à santa há que passar por um estreito na parte de trás da rocha, onde como conta a lenda, toda a gente mesmo gorda cabe à excepção dos que tiverem pecados :)
O estreito propriamente dito
E não há nada mais surreal do que ver pessoas a chorar porque (devido à gordura, quer dizer aos pecados!!!) não conseguirem passar ou mesmo forçarem de tal forma que ficam entaladas e não conseguem sair sozinha nem para a frente nem para trás!!!!
Quanto ao crocodilo, sim há um crocodilo dentro da Igreja na Lapa, segundo consta, já se encontra há muitos anos no Santuário, terá vindo da Índia.
Conta a lenda que um homem da região, que vivia na Índia, terá sido atacado por um grande caimão. Nesse momento, de grande aflição, o homem teria evocado a Nossa Senhora da Lapa para que lhe desse forças para o poder matar, tendo conseguido e em sinal de reconhecimento e gratidão pela ajuda, foi trazida a carapaça dorsal e a pele e com estes elementos reconstituiu-se o "bicho" e foi oferecido ao Santuário.
O que vale a pena também é almoçar num restaurantezinho o "qq coisa das trutas" (não me lembro do nome) onde não há lista para escolher nem preços á vista, onde ás vezes nem há sobremesa, onde o profissionalismo de quem serve é mesmo só a simpatia das gentes, mas onde se come entre outras coisas um cabrito estufado delicioso, um cozido á portuguesa mesmo á moda antiga com fumeiros caseiros, salpicão.... entre outras iguarias.
E da lapa podemos trazer os famosos queijinhos e uma bola de carne espectacular.
Para além disto, encontramos num parque de estacionamento fora da povoação, um local de pouco destaque, passa despercebido a quem não conhece, uma obra de um escultor da zona xicolucena que deveria estar num local mais digno.
E com este Cristo perdido no meio do nada termino, um passeio por mais um cantinho do nosso Portugal esquecido.
Parabéns pelo teu blog!
ResponderEliminarmais um destino para eu anotar no meu caderninho... eu adoro passear pelos cantinhos do nosso país e não conheço essa zona.
ResponderEliminarobrigado pelas fotos fantásticas e pelas históras partilhadas
Alcina, acho importante mostrar esses cantinhos do seu país, as curiosidades, a cultura, enfim...
ResponderEliminarGosto muito disso.
Bjs.
Fantástico, eu como não gosto de praia, prefiro conhecer estes sítios :) Muito interessante esse estreito!
ResponderEliminarOs queijos deixaram-me a babar ;)
que sítio lindo.. fui ver no mapa onde ficava. gostei muito e que lindas fotos que tiraste!!!
ResponderEliminarQue saudades que agora fiquei!!!
ResponderEliminarTantas vezes fui a Sta. Luzia com os meus pais e a minha família de Viseu.
Eram passeios que dávamos muitas vezes, e paragem obrigatória na igreja.
Lembro-me da minha tia que era bastante forte, a passar no estreito...
Muito obrigada por este momento!
Este sitio é simplesmente deslumbrante so quem passa no estreito é que sente a magia que existe no ar, então e a pedra que esta suspensa no ar?
ResponderEliminarA lenda da Srª da lapa!
è tudo lindissimo. Eu conheço pessoalmente e quro la voltar para mostrar aos meus filhos
Filomena
Obrigada pela informação que colocou e pelas fotos, vou amanhã em excursão à Lapa e como é a primeira vez não conheço nada; pesquisei na net e vim dar aqui. Fiquei bastante esclarecida, obrigada.
ResponderEliminar