Bolo de marmelo

Este bolo já o fiz na altura dos marmelos e nunca mais me lembrei dele, tenho publicado outras coisas e este foi ficando ficandoo...





Na altura vi por aí montes de receitinhas com marmelos, mas não encontrei nenhuma de bolo que me agradasse a 100% com os ditos, vai daí e como é meu costume invento e encontrei uma receitinha de bolo de banana que agora não me lembro já onde encontrei, se a autora a identificar que me diga para eu rectificar aqui.





Então a receita que eu utilizei substituindo a banana por marmelo foi esta





200gr de açúcar+ 125 para o caramelo
200 gr de manteiga
4 ovos
1 colher de sopa de leite
160 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
6 bananas - substitui por 4 marmelos pequenos



Primeiro faz-se o caramelo, eu fiz directamente na forma e por cima dispoe-se os marmelos descascados e cortados aos gominhos.



Depois bater muito bem o açúcar com a manteiga amolecida até fazer creme e juntam-se os ovos e a colher de sopa de leite e bate-se bem.



Por ultimo adiciona-se a farinha peneirada com o fermento e envolve-se bem.



Deita-se esta massa em cima dos marmelos e vai ao forno pré-aquecido a 200ºa cozer durante mais ou menos 30 min. mas convem verificar.


O resultado foi um bolo de massa muito delicada, fofinha e saborosa e uns marmelos em cima duros e caramelizados, que quando se partiam as fatias esmigalhava o bolo todo, pelo que a receita fica registada para repetir, mas para fazer com fruta mais macia, talvez por isso na receita original se usam as bananas.

Comentários

  1. Mas que ficou bonito e concerteza delicioso ficou!!!Mesmo que esfarele apanha-se as migalinhas:)))A tua torta também me ficou debaixo de olho;)Beijinhos carinhosos

    ResponderEliminar
  2. Que rico bolinho...gosto muito deste tipo de bolos...beijinho

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi nada feito com marmelos a não ser a marmelada. Mas em bolo deve ficar uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  4. Não se preocupe...as migalhas eu cuido! hehehehe

    bjsssssssss

    ResponderEliminar
  5. Aqui está um bom aproveitamento para marmelos...coitaditos...sempre confinados à marmelada...
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Fui pesquisar, onde utilizar um saco de marmelos, para além da tradicional marmelada e vim até aqui, adorei esta receita do bolinho, vou levar comigo.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula
      Pois o bolo do que me lembro tinha mesmo os marmelos duros, se calhar se levarem uma fervura ficará melhor :-)

      Eliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares