O Rio de Janeiro continua Lindo

Para acabar esta minha saga da viagem ao brasil passo para a ultima etapa, ultima mas nem por isso a menos importante.


Esta era talvez uma das cidades que e tinha mais vontade de conhecer no Brasil, um desejo antigo e que penso tem muito a vêr com a musica e também com as imagens que durante anos as novelas brasileiras nos mostraram e me fizeram sonhar com a cidade.


A visita á cidade começou com um city tour que já tinhamos incluido pela agencia, ao contrario do que um amigo previa, que é um erro ir com visita marcada para o Corcovado, porque podiamos ter um dia nubloso e não ver nada, foi exactamente o contrário, tivemos o melhor dia de toda a estadia no Rio.



O City tour incluia uma subida ao pão de açúcar que não pudemos fazer por este se encontar encerrado, para reparação dos bondinhos, esta visita foi substituida por um passeio de barco pela baía de guanabara, de que gostamos muito, a tão esperada subida ao corcovado, visita á Catedral Metropolitana, passando pelos arcos da lapa, passeio pelas praias e uma parte de que gostei menos, a visita ao maracanã e ao sambodromo, não gosto de futebol pelo que o maracanã não me diz rigorosamente nada e o sambodromo que sem carnaval não tem graça nenhuma.



Para o segundo dia comprámos, uma viagem a Petrópolis, bem interessante, pela componente histórica, e pela paisagem envolvente.

Em Petropolis, visitamos o Museu Imperial, um Palácio lindo com umas cores e luminosidade fantásticas, contrastando com as madeiras escuras, visitámos a casa encantada de Santos Dumont, a Mágnifica catedral com uma arquitectura muito sóbria e elegante, visitamos ainda o Palácio de cristal, que tinha na altura uma exposição de orquideas, o paraiso para quem gosta de fotografar flores.



O terceiro dia resolvemos ir á descoberta do Rio por nossa conta, passado o medo inicial resolvemos aventurar-nos no metro, o que se revelou uma agradável surpresa, limpo, organizado e seguro, apanhamos na estação de cantagalo, perto do nosso hotel e saimos na carioca, para nos perdermos pelo centro.

Visitando as magnificas Igrejas da Candelária e a de Nossa Senhora do Carmo do Monte, que foi a antiga capela real.

Visitamos também o Centro Cultural Banco do Brasil, por sugestão da amiga Gina.

Fomos tomar um lanchinho, na famosa Confeitaria Colombo, que tem uma montra de bolos que é qualquer coisa de tentador e onde bebi o melhor suco de abacaxi com hortelã de toda a viagem.



Andamos para cima e para baixo na enorme e movimentada avenida Rio Branco, passamos pelo Paço Imperial e pelo Arco do Telles que dá passagem á Rua do comercio com os seus bares e restaurantes.



Fomos a pé até á zona da cinelândia e apanhamos um onibus para o Shoping Rio sul, não podia deixar o Rio sem visitar um dos seus shoppings.



Para o ultimo dia reservamos um passeio a pé pela Praia de Ipanema e fomos nada mais nada menos que de copacabana até ao leblon e voltamos, para aguardar pela amiga Neyma que nos vinha buscar para para ir almoçar ao excelente restaurante Porcão, para ganhar mais uns kilinhos para pagar excesso de bagagem no avião.



Para a noite escolhemos ir um dia á Lapa como não podia deixar de ser e o bar escolhido foi o Rio Scenárium, uma maravilha na decoração, na música e na comidinha.
Outra noite fomos jantar ao Garota de Ipanema e demos umas voltinha a pé pela zona para ouvir uma musiquinha.



Alguem já me perguntou se só comento as coisas que vi e se não falo de comida, sendo este um blog de culinária também, mas teria que falar muito para falar das coisas todas que comi em 15 dias

Há algumas que não posso deixar de referir, ainda que pode haver quem pense que tenho falta de imaginação na inumeração de coisas menores.

Uma é o Pãozinho de queijo, não conhecia e amei, entupi-me de tanto comer, penso que comi todos os dias e a quase todas as refeições.

Outra coisa que não conhecia e adorei foi palmito, comi de todas as formas que encontrei, em risoto, em pizza ao natural em entradas....

Pastel de tudo mas principalmente de queijo

Mamããooo adoreeiii, o que se come por aqui é água comparado com o sabor do de lá, para além de outras frutas exoticas que já nem me lembro do nome.

Os sucos maravilhosos e os frutos do mar, os bobós, as moquecas enfim foram pelo menos dois kg a mais no balanço final.



Ficou muito por vêr e fazer na cidade Maravilhosa guardado com carinho para a proxima visita, que será concerteza muito mais descontraida.






Comentários

  1. Alcina, minha querida, ratificando o que já lhe disse, fiquei muito feliz mesmo que sua passagem pelo Brasil tenha sido só alegria e que tenha lhe deixado motivada a voltar.
    Puxa, quando você falou no Shopping Rio Sul... tão pertinho da casa do meu filho... Se estivesse no Rio, esse seria um bom ponto de encontro.
    Agora preciso sair, mas volto para ver o slide.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Voltei para ver o slideshow.
    Aquele palácio que você não sabia o nome é o Palácio Tiradentes, na Av. Rio Branco.
    O passeio pela baía de barco foi uma boa compensação ao Pão de Açúcar, porque você teve uma visão privilegiada da ponte Rio-Niterói, Ilha Fiscal, etc.
    Viu que loucura é pegar um avião no Aeroporto Stos. Dumont? Ele decola muito próximo da água...
    Passei junto com você nesse slide.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. O Brasil é mesmo uma viagem de sonho, as fotos estão lindas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Gina
    Obrigado pela ajuna no Palácio tiradentes, já corrigi.

    Quanto ao passeio d barco foi mesmo uma boa troca, porque para além do que referiu, tivemos uma excelente panorâmica da cidade visto da baía.

    Os aviões tirei montes de fotografias, porque para além de eu ter um certo fascinio por esses pássaros do ar, tenho uns amigos que são obcecados, são spoters e tudo e é para lhes fazer inveja :-)

    Isabelocas, é verdade e este foi só um pedacinho de Brasil ;-)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. O Rio de Janeiro é lindo!! Realmente é como Gina falou é uma loucura quando o avião vai decolando e você vê que a água é bem ali em baixo,ui eu me tremo de medo nesse momento!

    Que bom que você gostou do Rio.

    Beijão

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares