Punheta de bacalhau
Este é um prato bem português, o nome bem brejeiro, deixou-me algumas dúvidas, ainda pensei se lhe chamava o próprio ou se lhe encontrava algo mais soft, mas já que é assim que o povo lhe chama e este é um prato bem popular, nada de alterar identidades.
É uma saladinha bem fresca para o verão, óptima para servir como entrada com umas tostinhas ou pão torrado, para um lanche, para um piquenique ou para quando se quiser.
A dificuldade é zero, mas o sabor é 100%
Basta desfiar umas postas do lombo do bacalhau previamente demolhado, retirar peles e espinhas.
Se for para servir como entrada deve-se desfiar bem fininho,para isso envolve-se o bacalhau já desfiado num pano limpo e esfrega-se bem.
Juntar alho bem picadinho e cebola a gosto, cortada em tirinhas ou picada e temperar.
O tempero é também ao gosto de cada um, pode ser com um bocadinho de pimenta moida, salsa picada, vinagre, mas o que não pode faltar é azeite do bom e muito, para no fim molhar uns pedacinhos de pão ou broa.
O acompanhamento pode ser uma salada a gosto, de agrião ou alface, no meu caso foi mesmo tomate e pepino.
Eu adoro assim simples, há quem adicione outras coisas, ovo cozido, pimentos e azeitonas por ex e as azeitoninhas ficam deliciosas, o resto passo 😊
Já seguem a minha página Cininha
Também gosto muito de punheta, como boa apreciadora de bacalhau!
ResponderEliminarDava um almocinho ligeiro e delicioso! :)
Se tem bacalhau, é bom!
ResponderEliminarBom domingo.
Bjs.
Olá
ResponderEliminarSe já foi baptizada pelo povo,fizeste bem em não alterar...
Gostei da tua versão!
Bom domingo!
Há muitos anos, quando era criança, a minha avó materna fazia este prato só para nós duas... eram uns almocinhos inesquecíveis!
ResponderEliminarBeijinhos.
Ai meu Deus! Não havia necessidade! Onde está o provedor dos blogs!!!
ResponderEliminarNão é punheta, Santo Deus! O nome do prato é espinheta de bacalhau!!Espinheta significa "sem espinhas".
Por causa da punheta e da espinheta levei um dia um valente puxão de orelhas da minha avó. Nunca mais esqueci!!!! Mas que é uma delicia, é! Um prato crudivoro hein!
Pois eu acho um nome engraçado e típico, e sei que se pode chamar esses dois nomes Espinhetas (sem espinhas) e Punhetas (de punhar ou puxar), agora não misturem punheta com espinhas ..uí lol.. enfim é um prato delicioso e este aqui esta bem apresentado e saboroso. parabéns :) xx jinhos
ResponderEliminarHá que chamar os bois pelos nomes. É punheta e será sempre punheta... é não há punheta que não seja boa he he
ResponderEliminarO nome é muito engraçado... e concordo com a ameixa!! hehehe
ResponderEliminareu também gosto de punhetas, mas n gosto de bacalhau!
ResponderEliminarAna E.D.D.