Doce de diospiro ou direi amargo de diopiro!!!
Diospiro ou kaki como também é conhecido é uma das minhas frutas preferidas, aliás preferidas para mim são quase todas as frutas que tem uma duração limitada, ou seja só há mesmo na época delas, tipo figo, cereja, diospiro e sei lá que mais.
O disopiro quando ainda não está maduro é impossível de comer pelo aspero que deixa na boca, estes que eu utilizei, vieram da quinta, porque como eu gosto tanto o marido resolveu plantar lá uma árvore.
Os frutinhos são pequeninos, não sei se é da variedade ou se é da árvore ainda ser pequena e por isso também quando lá fomos muitos estavam já no chão, eu pensei que os que ainda estivessem em bom estado iriam para a panela para fazer doce e lá os apanhei com cuidado, porque estavam madurissimos para não dizer madurerrimos!!!! o que me faz não entender o que aconteceu ao meu docinho!!!!
Antes de fazer o doce á minha maneira, vim pesquizar ao sitio do costume para ver se encontrava alguma receitinha maravilhosa e encontrei a mesma receita em vários sites e blogs e todos dizem maravilhas do doce!!! e o meu doce ficou intragável!!!!
será que o fizeram??? pergunto eu!!!
ou será que se limitaram a copiar a receita e pespega-la lá!!!!
porque se vê em varios sitios o mesmo texto exactamente copiado á letra sem identificar a origem!!!
Descasquei os diospiros, obtive uma polpa deliciosa docinha e sem nada áspero
Juntei a casquinha do limão e o açúcar e foi ao lume tal como todos os doces
Fez uma espumarada, tal como eu tinha lido em algum sitio e no inicio estava tudo bem...
Só que á medida que foi ganhando ponto e perdendo o liquido aquilo começou a ganhar um áspero que é caracteristico dos diospiros quando ainda não estão maduros, um áspero que se pega á lingua e parece que a deixa encortiçada!!!! pois foi isso que aconteceu ao meu docinho!!!!
Só postei aqui para chamar a atenção para a situação e para saber se alguem já teve a mesma experiencia ou me sabe dar alguma explicação!!! porque pelas montes de receitas que se encontram por aí é tudo maravilhas!!!!
O destino final!!!
só tenho pena quando olho para a tacinha da polpa, tinha-me sabido pelos deuses!!!
Tb não percebo o que se passou!
ResponderEliminarFoi uma pena, porque de aspecto estava fantástico!!
Beijinhos*
Nunca fizemos doce de diospiro... n sei o q se tera passado!
ResponderEliminarEstava com uma cor bem gira, parecia de tomate! eheheheheh
Já sabes é ua experimencia a n repetir, sem explicação por enquanto :D
Beijinhos doces *.*
Por acaso é doce que nunca fiz... Mas que é estranho lá isso é :-/
ResponderEliminarQuem sabe se eu não me aventuro?? Quando encontrar dióspiros à venda hei-de fazer a experiência... é que tb sou grande apreciadora dessa fruta!!
Bjokas***
Já ouvi falar que como doce fica amargo e também não sei porque, é bizarro...
ResponderEliminarBjinhos fofos
Qe pena, amiga, eu adoro dióspiros e esses têm um aspecto bem bom...
ResponderEliminarUm desperdício!:)
Ás vezes as pessoas publicam as receitas mesmo que não tenham gostado... acontece! Nunca provei doce de dióspiro mas é um fruto que gosto bastante ao natural e tenho ali alguns que me deram :)
ResponderEliminarNunca comi doce desta fruta. Gosto de comer ela in natura e daquela qualidade que chamam Caki Café( é escurinho por dentro).
ResponderEliminarDeste tipo (o café), meu pai tem algumas arvores no sitio dele. eu me delicio comendo! hehehehehe
bjsssssssssssssssssss
Olá... deixei-te um miminho no meu blog ;-)
ResponderEliminarBjokas***
Ó que pena! Vinha toda entusiasmada comentar o teu docinho quando li a desgraça que ficou :(
ResponderEliminarGostava de ajudar mas nunca fiz doce de diospiro. Adoro o fruto ao natural, bem fesquinho. Especialmente o diospiro-maçã. Uma variedade que encontrei na biocoop.
Também nunca fiz e não posso ajudar a descobrir o que aconteceu. Você fez bem em divulgar para a gente não se atrever a tentar.
ResponderEliminarBjs.
Olà Alcina, que pena o que te aconteceu...! Eu também adoro diospiros. Olha andei a pesquisar pelos blogs francofónicos, e a maioria deles dizem : tirar a polpa sem raspar a pele do fruto; juntar o açucar e deixar marinar pelo menos uma hora (o açucar deve estar todo derretido); levar ao lume com a casca ou sumo de limão ou pectina de maçã(uns caroços de maçã dentro de um paninho de gaze bem fechadinho dão o mesmo resultado);e o que me parece ser o mais importante assim que levanta fervura só cozer por 6 a 7 minutos... Espero que isto te possa ajudar. Bjinhos esme
ResponderEliminarNunca fiz doce de dióspiro, é das poucas frutas que detesto...
ResponderEliminarÀ primeira vista o que me parece não estar muito bem é o facto de usares a casca de limão com a parte branca, que amarga.
Já me aconteceu utilizar a casca do limão com a parte branca e o doce ficou muito mau...
A partir daí nunca mais utilizei casca de limão nos doces, se coloco é ralada.
oh.... :( que pena!!!! lamento muito!!! é a fruta que menos gosto! nem posso olhar!!! mas se tu gostas foi pena! mas nao desistas
ResponderEliminarNunca fiz, não te posso ajudar a perceber o que aconteceu.
ResponderEliminarBjs
Realmente foi uma pena.
ResponderEliminarÉ caso para dizer que quem vê caras não vê corações, estava com tão bom aspecto!
Por acaso não gosto mto desta fruta, precisamente pq uma vez deixou-me a boca "anestesiada", acho que não estava bem maduro. Mas essa polpa dá mesmo vontade de comer à colherada.
Espero que para a próxima corra melhor.
bjs
já fiz doce de diospiro 2 vezes e a primeira vez o meu doce ficou parecido com o teu, no fim de comer sabia a amargo e parecia que deixava a boca grossa. Desta vez juntei mais açucar e tive o cuidado de nao deixar passar um unico bocadinho de pele bem como qualquer parte que nao estivesse bem maduro, e o resultado final foi um docinho maravilhoso e com aquele gosto tipico do diospiro.
ResponderEliminarEspreita o meu doce em: http://www.saboresaberes.blogspot.com/
bjs
Olá meninas obrigado pelos comentários
ResponderEliminarEsme essa sugestão de não deixar ferver muito parece-me boa porque só a partir de determinado tempo é que começou a ficar aspero, eu sei porque tenho vicio de ir provando.
Luisa essa sugestão da casca pode ser verdadeira, mas não sei se foi a causa, porque eu costumo usar assim e nunca me aconteceu e para além disso nõa ficou bem amargo, foi mesmo aspero, para quem conhece diopsiros meios verdes sabe do que falo.
Sabores saberes, vou dar uma olhada, obrigado pela sugestão
bjs
Nunca fiz, realmente foi uma pena não ficar bom.
ResponderEliminarBjs
Alcina,
ResponderEliminarMuito curioso o resultado do teu doce.
Eu amo caquis e as árvores dão que é uma beleza. Quando eu era criança eu via sempre as pessoas fazerem doce de caqui mas nunca quis comer, vim provar o doce já adulta e adorei, mas não estava amargo. Eu nunca fiz doce de caqui mas já fiz montes de doces, compotas e geléias e já comi muito caqui. Minha explicação seria que este tipo de caqui, dessa tua árvore, talvez tenha muita "cica" e desenvolva ainda mais "cica" depois de cozido. Chamamos de "cica" esta pegação grudenta e levemente amarga das frutas verdes. Eventualmente a essa espécie amarga mais quando cozinha demasiado. O que eu acho é que você deveria experimentar fazer pequenas quantidades, que cozinhem mais rápido, use maças aos invés de casca de limão ou suco de limão como pectina e aumente um pouco a quantidade de açúcar. Antigamente os doces eram bem mais doces em muitos dos casos para camuflar o amargor de algumas frutas.
Enfim, faz umas panelinhas de doce que cozinham rápido e prove cada uma delas com tempo de cozimento diferentes, com mais açúcar e com miolos de maças cozidos e esmagados ao invés de limão...
C.
Olá Claudia, pois eu depois de ler e reler montes de receitas cheguei á conclusão que se voltar a fazer a solução será fazer como faço para a marmelada, por o açúcar em ponto e juntar a fruta e deixar só até voltar a ferver!! e eliminar o limão como sugeriu,não sei se será solução, mas se me diz que já comeu doce bom tenho que voltar a tentar :-)
ResponderEliminarolá
ResponderEliminararisquei-me a fazer chutney de dióspiros e marmelos depois de ter lido o comentário de uma da suas leitoras.
o resultado foi o mesmo que o seu doce... o caixote de lixo
Acho eu que o dióspiro não gosta nada de ficar aquecido, o gosto aspro da fruta verde volta logo.
...Em vez, congelado e degustado logo na saída do frio, é uma delicia.
Mas no fogo...nunca mais tento!.
Obrigado pelo comentário, pois eu também nunca mais voltei a tentar
EliminarOlá, julgo que poderei ajudar. Julgo que não devia de ter junto a polpa com a água logo de inicio e a casca de limão. Tem que deixar ferver a água com o açúcar e a casca de limão, só depois disso é que retira a casca de limão e coloca a polpa de Dióspiro e deixa ferver até criar ponto e depois é uma questão de tempo e de gosto. Já fiz e resultou e também com Dióspiros da Quinta de um amigo que eram pequenos e bem doces. Tente novamente mas sem misturar logo tudo a inicio, que julgo que foi isso que deu errado. Despeço-me com os melhores cumprimentos. João Serrano.
ResponderEliminarOlá joão, obrigado pela dica, nunca mais voltei a tentar, mas um dia destes ainda volto a tentar, se bem que agora quando me dão muitos congelo e vou comendo durante mais tempo, porque é uma fruta que adoro ao natural :-)
EliminarOlá!
ResponderEliminarConfesso que depois de ler os comentarios, fiquei com medo de fazer o meu dfoce de diospiro. Mas... Assim mesmo tentei e fiz pouquinho para experimentar.
Tive sorte, pq ficou bom!
Juntei um pouco de vinho do porto e ficou 5 estrelas.
De qualquer maneira é conhecermos experiencias diferentes.
:)
Vou relatar a minha experiência com dióspiros: Deram-me vários Kg deste fruto,já maduros e doces. Depois de tirar a casca obtive 3 kg aos quais juntei 2 Kg de açúcar, 2 paus de canela e 1 casca de limão. Deixei ferver e quando estava no ponto desliguei o lume. A consistência e a aparência estavam óptimas, mas quando provei lá estava o gosto áspero da fruta verde. Li com atenção os vossos comentários, mas não queria deitar tanto doce fora. Como posso remediar esta situação. Haverá solução?
ResponderEliminarOlá Anita, pois eu sugestão não tenho nenhuma, porque como viu o meu também foi para o lixo, porque estava intragável e parece-me que quanto mais ferve pior fica. Eu nunca mais voltei a experimentar, mas penso que o segredo será não ferver mesmo, juntar apenas a fruta ao açúcar em ponto.
ResponderEliminarBoa sorte para a próxima :-)
O doce não pode ferver mais do que 20 minutos. :-)
ResponderEliminarOlá meninas...pela primeira vez fiz doce de dióspiro e está intragável, penso que é da casca do limão... será? Alguém sabe?
ResponderEliminarPorque eu já tinha tudo ao lume quando me dei conta que não tinha limão e fui apanhar um ao quintal mas antes de por a casca do limão já tinha provado e estava ótimo mas um pouco depois de por a casca começou a amargar e quanto mais apura mais amarga.....rsrsrs tou furiosa meu rico doce
Olá Carmen, já varias propostas de solução foram aqui apresentadas, confesso que nunca mais tentei, porque duas vezes estraguei tudo, mas a ajuda da Claudia parece-me boa
ResponderEliminarObrigada pela visita
Olá
ResponderEliminarTambém fiz doce de dióspiros .adecionei limão
Como a receita que vi, simplesmente não se consegue comer
O saber é o mesmo que comer dióspiros verdes
Acho que foi o limão
Não é do Limão, pela minha experiencia e pelos comentários que tive aqui e nas redes sociais o problema é que o diospiro quando ferve ganha aquele áspero característico deles verdes, não sei qual o fenómeno, mas já me sugeriram fazer açúcar em ponto e só juntar o diospiro no fim e deixar ferver muito pouco, não sei se resulta, nunca mais experimentei.
EliminarObrigada por partilhar o resultado.
Fiz ontem doce de diospiro pela primeira even. Se tivesse vindo aqui ler os comentários não o tinha feito. Tinha antes comido a fruta crua. Ficou muito mau. Um amargo sem explicação. Hoje vim à procura de algum “truque de magia” para ver se o conseguia aproveitar, mas infelizmente vai parar ao caixote do lixo. Detesto estragar comida, mas neste caso não se consegue mesmo comer. Nem com muito boa vontade :(
ResponderEliminarOlá a todas fiz também é o meu também trava na boca é uma pena porque o aspecto está bom
ResponderEliminarTristeza ☹️