Leite creme

Quem nunca fez leite creme?? pois eu nunca tinha feito, sempre gostei mais de fazer coisas mais complicadas, com leite condensado e natas ...mas há alturas em que voltamos aos sabores mais simples e resolvi experimentar.


1l de leite
350 gr de açúcar
60gr de farinha/40 de maizena
8 gemas
Casca de limão

Levar o leite ao lume com a casca de limão até ferver.

Misturar muito bem o açúcar com a farinha e juntar ao leite e mexer muito bem , levar novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre para não formar grumos.

No fim juntar as gemas com cuidado para não talharem, eu costumo bater as gemas numa tacinha e juntar aos poucos umas colheradas da mistura quente e só depois junto isto ao restante creme.

Vai novamente ao lume mais 2 minutos mexendo sempre.

Deitar em tacinhas e na hora de servir polvilhar com açúcar e queimar com um ferro próprio.

Eu como não tenho esse ferro polvilhei com canela que também gostamos muito cá em casa.

Comentários

  1. O meu marido gosta muito de leite creme, ficou uma delicia, tb polvilho com canela.
    bjsss

    ResponderEliminar
  2. Uma tacinha de leite creme cai sempre bem! Happy Halloween!

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz leite creme, fiquei tentada a fazer!

    ResponderEliminar
  4. Adoro mesmo assim dessa maneira :D com mta canelaaaaa :D ehehehheh
    Uma taçinha sff...
    Beijinhos doces e um óptimo fim de semana**

    ResponderEliminar
  5. Já fiz muitas muitas vezes. No Inverno antes de dormir era costume fazer só para mim, porque faço a receita a olho e na quantidade que quero. Adoro :)

    ResponderEliminar
  6. Ficou com óptimo aspecto linda :)

    beijinhos grandes e bom-fim-de-semana :)***

    ResponderEliminar
  7. É engraçado, eu também nunca fiz leite creme e, no entanto, eu adoro um leite creme feito à antiga, com ovos bem amarelinhos e depois queimado com açucar amarelo, usando o ferro preto, aquecido na chama do fogão. Era assim que a minha mãe fazia e parece que ainda consigo ter o sabor daquele tempo. Como sei que não faria do mesmo modo, talvez seja essa a razão por que nunca tentei fazê-lo. Mas também nunca mais comi um leite creme assim saboroso. até porque, na maior parte da vezes, já é instantâneo(?)
    Um beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa todos gostamos, é uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adoro leite creme, bem docinho e queimado com o ferro...
    Nunca faço. primeiro porque não tenho ferro para queimar e depois porque tenho medo de estragar...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Aqui em casa gostamos muito, é delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. eu adoro leite creme e a imenso tempo que ja nao faço ca em casa.
    ando com saudades cionfesso.
    mas costumo queiamr sempre.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amiga querida, eu também nunca fiz leite creme. Penso que é uma delícia.

    Muitos beijos para você e seu filhinho.

    ResponderEliminar
  13. é bem bom....eu raramente faço mas gosto mto!!! manda-me já 1 taçinha...!!! please!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares