Migas

Migas é aquele acompanhamento que cá pela zona de Coimbra, toda a gente adora e qualquer restaurante de take away tem sempre para levar para casa para acompanhar tudo, cá em casa o marido adora e o pequeno gostou, eu sou um bocadito avessa aos feijões pequenos/frades/ciclistas..... enfim não aprecio muito seja qual for o nome, mas em migas até gosto se não tiver muitos.


Estas migas fiz como a minha mãe costuma fazer.



2 lata de feijão frade das pequenas
Meio molho de grelos de nabo
250 gr de broa, (usei do museu do pão)
1 cabeça de alho
Azeite q.b. (muito)

Arranjar e cozer os grelos de nabo, escorrer a água de cozer, mas guardar alguma.
Há quem faça com couve do caldo verde e na falta dos grelos também não fica mal, mas eu prefiro assim.
Deitar o feijão para um tacho e levar ao lume até ferver, escorrer.

Picar os dentes de alho fininhos e levar ao lume com o azeite até ferver, não deixar alourar, o azeite não medi, mas deitei até ter o fundo do tacho bem coberto, juntar aqui a broa cortada em pedacinhos pequeninos, eu cortei a côdea e tudo, a minha mãe rejeita, envolver até absorver parte do azeite.
Depois é só juntar o feijão escorrido e os grelos, se ficar seco, juntar alguma água de cozer os grelos, envolver tudo muito bem e já está.

Acompanha muito bem carnes grelhadas, polvo grelhado ou assado e até peixe grelhado ou frito.

Comentários

  1. Migas assim já provei e foi numa das minhas idas às cantinas da Universidade de Coimbra, que foi minha por 5 anos he he As que sao feitas em casa devem ser ainda melhores :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro, mas nunca fiz. Vou levar a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. nao sou grande amante de migas mas agora até aprecio mais do que quando era pequenina!! e com grelhados melhor ainda!! aqui tambem se vende muito em take away e restaurantes!! beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. Adoro migas, tanto do Alentejo como das Beiras...Obrigada pela sugestão bem saborosa!

    ResponderEliminar
  5. Alcina minha linda,
    Como vc esta? Como esta esta familia linda? Como foram de festas, tudo bem? Espero que com muita alegria, amor e união!!
    Vim agradecer sua visita e me desculpar por não estar muito presente, pois o marido esta de ferias, pelo menos em 2 locais de trabalho, e temos tido mais tempo juntos e aproveitado mais este cantinho delicioso aqui em Itaipava. Agora estamos os dois de dieta, depois desta viagem a Italia e principalemente pq ele teve picos de pressão de 24 e ficamos assustados. Agora é dieta e muito exercicio.
    Não tive tempo de lhe contar, mas estivemos por breves horas em Lisboa e Porto, na ida e na volta de Roma. Pensei muito me vc, e fiquei feliz por ter estado em seu país, pena não ter tido tempo de conhece-lo.
    Em breve vamos a Portugal para passear e visita-la. Acho que agora o maridão se animou a viajar mais.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto, mas nunca fiz, estão com óptimo aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. TAlvez por ser daí da zona, eu gosto de migas de qualquer maneira. E até das alentejanas com um bom entrecosto grelhado. ESte tem um óptimo aspecto.
    boa semana

    ResponderEliminar
  8. Na minha zona tb se usa bastante estas migas, q sao optimas como acompanhamento.
    Se colocar uns quadradinhos de bacon, servem de prato principal, n preciso de mais nada...

    ResponderEliminar
  9. ca em casa todos gostamos de migas. sao tao boas mas o meu pai e como tu. os feijoes nao lhe caem muito bem hehe
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. que aspecto fantástico!!! eu e o meu marido adoramos migas e agora até babei com estas.

    ResponderEliminar
  11. que delicia este pratinho...
    bj e boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares