Pasteis de bacalhau

Pasteis de bacalhau, haverá coisa mais tipica da culinária portuguesa? entre outras esta é uma das mais tipicas, feito de norte a sul, pode haver variantes no nome, mas em todas as casas numa altura ou noutra há os famosos pasteis.

Pois cá em casa nunca tinha feito, mais uma vez porque não era hábito em casa da minha mãe e quer queiramos quer não somos influenciadas a cozinhar, aquilo a que nos habituámos a comer em casa da mãezinha.

Desta vez resolvi experimentar, porque o marido que ficou em casa sozinho com o menino resolveu fazer bacalhau cozido e batata como se fosse para todos, contando com o menino como se fosse grande e quando cheguei tinha uma grande posta e um monte de batatas de sobra.

Procurei uma receitinha e cheguei á conclusão que a mesma proporção de batata e bacalhau seria o ideal e fiz partindo do peso de bacalhau que tinha.


200gr de bacalhau cozido
200gr de batata cozida
1 ovo
Meia cebola
Salsa a gosto

Passei as batatas pelo passe-vite juntamente com o bacalhau, uma tarefa bem dificil, porque estes já estavam frios e o bacalhau não passa muito bem porque se faz em fios, mas contornei a coisa retirando por cima a massa que não conseguia passar, depois de estar bem moida.

Juntei depois o ovo, a salsa e a cebola muito bem picadinha.

Misturei tudo muito bem com uma colher de pau.

Moldei os pastelinhos com a ajuda de duas colheres de sopa e depois congelei para mais tarde fritar.


Para acompanhar um arroz de legumes

Comentários

  1. São óptimos! Há anos que não faço mas agora fiquei com uma saudaaaade.....
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. E tão deliciosos servidos com uma imperial bem fresquinha.
    Feliz Verão ♥

    ResponderEliminar
  3. Caseirinhos são uma maravilha...e nada melhor para aproveitar este nosso peixinho amigo! :)

    ResponderEliminar
  4. Ao contrário de você, na casa da minha mãe sempre foi hábito fazer esses bolinhos. Que delícia!
    Foram muitos os costumes culinários portugueses que minha mãe adotou.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Ficaram excelentes :)... É coisa k adoro e nunca me atrevi a fazer...
    beijoca

    ResponderEliminar
  6. Alcina,

    eu faço sempre e frito sem culpa e cheia de prazer. Eu amo bolinhos de bacalhau e aqui ao menos temos bom bacalhau. Mas sabe que no Brasil chamamos de pastel o outro, onde o bacalhau refogado é embrulhado numa massa fina e depois frito.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  7. eu gosto tanto mas la m casa e raro fazae.
    deste-me imensa vontade de fazer
    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares