Sopa de lentilhas

Esta é uma sopa perfeitamente vulgar, a diferença é que leva uma leguminosa diferente, não tão usada como o feijão e o grão, por isso a trago aqui, com uma pequena explicação sobre as lentilhas e o seu valor alimentar, porque é uma leguminosa com bastante interesse e penso que bastante esquecida ou até desconhecida para muita gente.


Existem vários tipos de lentilhas, em geral contém 22 a 25% de proteínas. É rica em vitamina A, tiamina (B1), riboflavina (B2) e sais minerais, particularmente em cálcio, ferro, manganésio, potássio, fósforo, zinco e enxofre.
Muito nutritiva e sem dúvida a mais digesta de todas as leguminosas, pois normalmente não provoca flatulência.



Estimula o estômago, expulsa a bílis. É muito remineralizante e o cobre que contém reforça a sua


acção anti-anémica. Possui virtudes galactogénicas. É um alimento completo para trabalhos físicos, e deve consumir-se sobretudo durante a estação fria. Cozidas e esmagadas utilizam-se em cataplasmas para abcessos e todas as feridas purulentas ou inflamadas. Convém nos casos de úlceras na boca, dores cardíacas e hemorróides.

O seu consumo pode ainda ser benéfico em casos de fadiga intelectual, convalescência, insónia e insuficiência biliar.

A mistura "lentilhas-cereais" é excelente, pela complementaridade de aminoácidos que proporciona. No Próximo Oriente são consumidas com cevada ou trigo, e na Índia com arroz. Podem ser consumidas em grão completo, em grão descascado, em farinha, em puré, em croquetes, com massas, em patês, em estufados, germinadas, na sopa, na salada, em associação com espinafres ou acelgas.

Escaldadas em água a ferver antes de cozinhadas facilitam a digestão. É importante evitar que cozam demasiado, pois transformam-se em puré. As lentilhas são suculentas quando o seu gosto é realçado com plantas condimentares como o alho, louro, salsa, alecrim, segurelha e salva.
Informação retirada daqui

Eu cá em casa tenho sempre, mas só utilizo em sopa, porque também nunca procurei outras receitas para fazer e porque me parece que ao cozer se desfazem muito. Meti de molho mais ou menos uma hora antes de cozer, uma vantagem em relação a outras leguminosas, está sempre pronta e nem precisa panela de pressão.

1 chávena de lentilhas
2 batatas médias
2 cenouras grandes
1 cebola pequena
1 cabeça de nabo média
Couve repolho
Azeite e sal q.b.

O modo de fazer é o tradicional, tudo a cozer, excepto uma cenoura e o repolho, depois de triturar juntei a cenoura e o repolho cortados fininhos, o azeite e deixei cozer mais um pouco.

Comentários

  1. As minhas sopas tem quase sempre lentilhas, mas tb uso para estufar, hambúrguer etc...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Enche bem a barriguinha, ninguém se pode queixar que fica com fome.
    Um post bem informativo
    Feliz fim de semana. ♥

    ResponderEliminar
  3. eu gosto bastante de usar lentilhas na sopa, acho que fica uma sopa bastante encorpada.
    mas infelizmente cá em casa sou a única a gostar...

    ResponderEliminar
  4. Fica uma sopa muito rica.
    Eu descobri as lentilhas quando comecei a diversificar a alimentação da minha Beatriz. Fiquei fã! Normalmente tenho sempre em casa!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso na sopa nunca usei, fiz uma salada com elas e gosto muito. Ficam deliciosas. Há variedades que cozem e não se desfazem :)

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente não entram muito na minha cozinha.
    Já as utilizei em sopa e em guisados. Mas prefiro o gosto do feijão. Contudo, reconheço que devemos ter uma alimentação o mais variada possível e introduzir certos alimentos mesmo que não gostemos demasiado deles.E agora com o aproximar dos dias frios, sabem sempre bem comidas mais "fortes" e no Inverno eu gosto mesmo de sopas bem enérgicas.
    Contudo, acho que a melhor maneira de comer as lentilhas é mesmo em sopa.

    ResponderEliminar
  7. por acaso ca em casa nao temos o habito de usar esta leguminosa.
    mas ja vi as imensas vantagens
    tenho que pedir a minha mae para comprar
    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares