Tarte de chocolate no forno
Esta tarte retirei de um livrinho do Jamie Olivier que comprei já há muito tempo e do qual nunca tinha feito nada, como acontece com a maior parte de livros e revistas cá em casa, acabam sempre na prateleira e de vez em quando tem umas visitas á procura de algo que de momento não se encontra e acabo sempre a procurar na net, uma biblioteca de uso muito mais fácil.
Desta vez correu bem a procura, porque queria fazer algo de chocolate diferente dos bolos e mousses que costumo fazer e ao abrir este livro encontrei logo duas tartes com excelente aspecto, optei por esta, a outra fica em lista de espera.
1 base de tarte de massa areada
140 gr de manteiga sem sal
150 gr de chocolate de culinária de boa qualidade 70% cacau
8 colheres de sopa de cacau peneirado
1 pitada pequena de sal
4 ovos
200 gr de açúcar
3 colheres de sopa de charope dourado( não meti porque não sei o que é)
3 colheres de sopa de natas azedas ou creme fraiche.
Primeiro cozer a base de massa areada no forno por 15 minutos a 180º, de modo a que fique uniforme. deixar arrefecer. A base que usei foi uma de massa fresca de marca continente e gostei muito, quase parece massa folhada, muito leve.
Depois para preparar o recheio, colocar a manteiga, o chocolate, o pó de cacau e o sal numa tigela, sobre um tacho com água a ferver e deixe derreter lentamente, mexendo de vez em quando até estar bem misturado.
Noutra tigela, bata os ovos e o açúcar até ficarem bem leves e cremosos e junte o xarope dourado e as natas azedas ou o creme fraiche.
Junte a mistura de chocolate neste preparado, raspando todo o chocolate muito bem com uma espátula.
Quando estiver bem misturado, deite na base da tarte.
Coloque no forno pré-aquecido durante 40-45 minutos a 150º.
Durante a cozedura forma-se uma crosta.
Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha, a crosta baixa e estala um pouco.
Fica uma tarte muito boa, excelente para verdadeiros apreciadores de chocolate negro e amargo, porque fica chocolate negro puro. Do interior não tenho foto, porque foi para fora, mas posso dizer que fica um recheio denso e ligeiramente húmido.
Cininha💖💖
Ficou bem apetitosa e gulosa essa tarte!
ResponderEliminaradoro o jamie logo esta tarte vai para a lista porque realmente tem um aspecto que faz crescer agua na boca
ResponderEliminarbeijinhos
Ficou linda, vou levar a receita.
ResponderEliminarO xarope será golden sirup? se é vende no celeiro.
Bjs
Tem um aspecto maravilhoso :)
ResponderEliminarTem um aspecto maravilhoso :)
ResponderEliminar