Sopa de tomate e iogurte grego

Mais uma sopa de inspiração grega, só para mim, porque os homens da casa dizem que tomate só na salada.

Eu adoro, desde a primeira vez que fui a França que fiquei fã do vicio deles de beberem sopa de tomate como quem bebe um sumo ou um café a meio de uma viagem de autocarro, aliás nos autocarros de turismo há máquinas que para além de café e chá tiram também a famosa sopa de tomate e eu adoro.

Esta é de inspiração grega, a receita transcrevo na integra, mas deixo as minhas alterações, umas por falta de ingredientes e outras por achar que ficaria melhor. A original não sei como fica, mas a minha ficou divina.


4 tomates grandes
2 colh de sopa de azeite
1 cebola picada grosseiramente
1 dente de alho picado
300 ml de caldo de legumes
2 tomates secos picados
1 colher de chá de tomilho picado na hora (usei mangericão)
1/2 colher de chá de canela em pó (não usei, fica para a próxima)
sal e pimenta
300 ml de iogurte grego.

Descasque e rale grosseiramente os tomates para uma tigela.

Aqueça o azeite numa caçarola e junte a cebola e o alho e deixe refogar durante 5 minutos.

Junte os tomates e deixe refogar mais 5 minutos.

Adicione o caldo, os tomates secos, o tomilho e a canela, eu usei mangericão em vez do tomilho, porque acho que mangericão é essencial na comida grega e principalmente que leve tomate, tempere com sal e pimenta, deixe levantar fervura e coza em lume muito brando durante 10 minutos.

A canela pura e simplesmente esqueci, mas se calhar foi o meu inconsciente, por achar que a canela iria manchar o sabor adorável do tomate.

Deixe arrefecer um pouco e reduza a sopa a puré.

Junte o iogurte grego e misture bem.

No robot de cozinha é mais fácil ainda:
Meter a cebola e o alho, dar uns toques de turbo e juntar o azeite.
Programar 5 min vel.1 a 120º
Juntar o tomate ralado ou dar uns toques de turbo e deixar refogar tudo mais 5 min vel.5 a 120º
Junte os restantes ingredientes pela ordem acima e programe mais 10 min.vel.5 a 100º
O resto é igual.

Se quiser servir a sopa bem quente, aqueça lentamente e não deixe ferver para o iogurte não talhar. Se preferir fria deixe arrefecer bem e leve ao frigorifico por 3 a 4 horas.

Eu comi morna e fria e adorei das duas maneiras.
Já seguem a minha página? sigam 👉Cininha

Comentários

  1. Quanta originalidade Alcina!
    Esta sopinha de tomate e iogurte atraiu-me profundamente.
    Há uns anos atrás experimentei uma sopa de açafrão e iogurte que também gostei bastante.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto muito de sopa de tomate.... e esta tem um aspecto fantástico!!!!

    ResponderEliminar
  3. que bela sopin ha. eu ia gostar de prvar sem duvida
    beijinhos e boas ferias

    ResponderEliminar
  4. huum deve ter ficado muito bom em depois da uma passadinha la no meu blog!
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares