E a cidade hoje é..... Figueira da Foz e Buarcos

Figueira da Foz e Buarcos

Conhecida como a Rainha das praias do centro de Portugal, é um sitio onde vou tantas vezes e talvez por isso já nem costumava fotografar, ultimamente tenho levado a máquina para aqui mostrar um pouco desta praia tão frequentada pelas gentes cá de coimbra.

Misturo Buarcos e Figueira, porque eu quase não consigo distinguir onde começa uma e acaba a outra, mas para os para os residentes uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, não se misturam as águas de jeito nenhum, para mim é tudo o mesmo e se Buarcos é mais popular, para o povo e a Figueira mais para a elite, eu gosto muito do conjunto, porque é na zona de Buarcos onde sentimos que estamos na praia, porque o mar está mesmo ali, enquanto que na zona da Figueira ele está tão longe, tão recuado que nem se ouve nem se cheira, mas sabemos que está lá e ao longe na curva da baía até o conseguimos ver.

Uma vista da serra da Boa viagem, com a baía toda, desde o cabo mondego, Buarcos e Figueira.

É uma cidade que sem ser bonita, pela grande desorganização urbanistica que permitiram, tem o seu encanto, principalmente pela grande marginal e as multiplas explanadas que tem.

Contrastes como estes são vulgares por lá, mesmo ao lado das casinhas tipicas que ainda vão sobrevivendo, um ultramoderno apart-hotel, que quase parece cortar a estrada, quando se entra em determinado angulo da mesma. 


Casinhas antigas enclausuradas no meio dos prédios

Os contrastes são visiveis ao longe, com os monstros a sobressairem na paisagem.
Na zona da figueira o mar só mesmo de binóculos


Mas vale pelo imenso calçadão qual copacabana cá do burgo.

A pista de bicicletes, entre a estrada e o calçadão.
O oasis que um certo autarca lunático imaginou para aproveitar o enorme areal, mas que nunca teve qualquer utilidade, nem beleza...

Na zona de Buarcos e cabo mondego as prainhas são mais pequenas e acolhedoras



De Buarcos também um pouco mais uniformidade na arquitectura e conseguiram manter um pouco mais o traço original do casario




O forte nesta zona com algum encanto, lá se mantem fiel á história




Esta zona e no fundo toda a zona centro e norte de Portugal, para fazer praia digamos que é um "triste remedeio" como se diz na minha terra.

Porque para mim que se vou á praia gosto de ir á água, nestas zonas é impossível, pelas ondas que são potentissimas e perigosas para os mais distraidos e ainda pela temperatura... gelo puro!!, para não falar da ventania que temos na maior parte dos dias, salvo raras excepções, mas mesmo assim o pessoal adora uma voltinha á Figueira e aos fins de semana é vê-los correr para lá.


Para além da praia e na zona mais central da Figueira há o grande parque das abadias, um bom sitio de lazer, para jogos, caminhadas ou desporto.




Para quem gostar de uns joguinhos, sempre tem o casino.
O edificio da camara municipal
Um pouco da marina
E muito mais haveria...... fica para a proxima

Comentários

  1. Olá, Alcina!
    O que mais me atrai é o casario, que mantém sua arquitetura bem cuidada e a limpeza das ruas e vielas.
    Ando com saudade de viajar, mas a vida tem seus motivos e desculpas pra nos manter onde estamos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Alcina,
    Há alguns anos que não vou à Figueira, no entanto praticamente toda a minha familia é dessa zona, o meu pai nasceu em Coimbra, a minha avó era das Regalheiras de Lavos, o meu avô de Buarcos e a minha familia materna embora seja da Lousã, vivem há muitos anos em Caceira, por isso talvez consigas imaginar como este teu post me trouxe uma enorme felicidade.
    Beijinhos e resto de boa semana

    ResponderEliminar
  3. Foi muito bom rever a Figueira, a praia onde cresci nos meses de agosto, além dos fins de semana de abril a setembro... Também os meus filhos aprenderam a gostar dessa cidade-praia.
    Um beijinho
    Romicas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares