Bolo húmido de alfarroba

Há mais de um ano que andava com a alfarroba aos tombos, desde que trouxe um monte de vagens do Algarve e ás quais não consegui dar grande utilidade, quando me apercebi que a maioria dos bolos que aparece é feita a partir de farinha de alfarroba e com as ditas vagens não dá para fazer muito.

Mas já que tinha na cabeça experimentar uns bolinhos fui ao celeiro comprar um pacotinho de farinha e a primeira experiência foi muito agradável e por isso tenho repetido a experiência com outras receitas, para não deixar estragar a farinha que é uma pena.
Este bolo, encontrei nas minhas pesquisas em muitos sites, mas foi do blog da ameixinha que retirei a receita, é um bolo fácil de fazer e fica muito bom.

A receita transcrevi exactamente as quantidades, porque fiz exactamente assim, o modo de preparação, inventei na minha Mycook, partindo de outros bolos que já vi por aí.



3 ovos
1 chávena de açúcar 
1 chávena de farinha
3/4 chávena de óleo 
1 chávena de leite
1 colher (sopa) de vinho do Porto
1 colher (chá) canela moída
2 colheres (chá) fermento
2 colheres (sopa) farinha de alfarroba
colo ralado, opcional

Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar e enfarinhar uma forma e reservar.

No copo da Mycook, com a borboleta inserida, meti primeiro os ovos, como açúcar e bati 3 min na velocidade 4, em seguida juntei o óleo e o leite e mais 3 minutos velocidade 4
Em seguida pelo buraco no copo adicionei a canela e o vinho do Porto e uns segundos velocidade 2 só para envolver. 
Á parte misturei a farinha de alfarroba com a farinha de trigo e o fermento e envolvi delicadamente já fora do copo.

Verter na forma e levar ao forno o meu cozeu em mais ou menos 20 minutos porque sendo um bolo pequeno para uma forma grande espalhou-se muito, antes de retirar do forno convém verificar com um palito. 
Depois de desenformar se gostar polvilhar com coco ralado.

Fica um bolo húmido q.b. muito saboroso e não vamos exagerar e dizer que qualquer um pensaria que é chocolate, só se for a minha criança, porque o sabor é bem diferente, mas é muito bommmm.

Já seguem a minha página Cininha

Comentários

  1. Sou fã da alfarroba: em pães, bolos, cremes, vale de tudo :)

    ResponderEliminar
  2. Deve ser uma delicia! Adoro bolinhos de alfarroba :))


    Votos de Boa Pascoa :))
    Jocas!!

    ResponderEliminar
  3. O aspecto está mesmo apelativo, parece mesmo fofinho :)
    Páscoa Feliz

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro Alfarroba !
    Também tenho um blog, mas ainda sou uma novata neste mundo ...
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Gostava muito que fosse minha seguidora.
    Já agora onde é que se compra farinha de alfarroba ?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. a minha receita é muito identica a esta mas em vez de tanto óleo ponho 1 colher de manteiga e 1 iogurte.
    seja como for, este bolo é delicioso!!!!

    Patricia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares