Ovos em tomatada e outras tomatices
Este ano tive uma remessa de tomate cá em casa como nunca na vida, parecia o fim do mundo em tomates :-))
Fomos a casa de um amigo que tem uma quinta e nos convidou a ir lá apanhar o que quiséssemos, enquanto as mulheres apanharam os tomates para baldes, os homens trataram de os transferir para uma caixa enorme na mala do carro, ou seja eu só quando cheguei a casa é que vi a barbaridade que tinhamos apanhado e que os homens carregaram sem ver que eram em demasia.
Depois disto foram dias e dias a comer tomate de todas as maneiras, em salada, em refogados e esta tomatada que eu não conhecia e que foi sugestão de uma amiga que já costuma fazer, como eu gosto muito de legumes estufados achei a ideia boa e de facto é uma combinação deliciosa, os tomates com o ovo achei o máximo e nada ácido ao contrário do que seria de supor, com tanto tomate...
Ovos
Tomate
Cebola
alho
azeite
folha de louro
Na Mycook meti primeiro a cebola em quartos, o alho e o azeite, para refogar.
Programei 5min a 120º vel.1
Depois de a cebola estar já bem transparente e um pouco frita juntei o tomate sem peles.
Programei mais 5 min a 120º vel. 5
Transferi tudo para um tacho largo e deixei a cozinhar destapado até evaporar o molho quase todo.
Juntar os ovos e mexer bem e está pronto, eu achei que ficariam os ovos muito desfeitos e mexi só dois e juntei mais 4 inteiros para escalfar, depois de comer achei que ficava muito bom os ovos mexidos, melhor ainda que os escalfados.
Ficou delicioso e para os adultos foi mesmo só assim, para o mais pequeno, fiz uma massinha porque ele não é muito apreciador de tomatadas e ceboladas.
Para além do tomate que se tem comido ao natural, havia que tratar do assunto kg e kg de tomate madurissimo, assim depois de escolher os mais duros para comer em cru em salada e cozinhar, foi uma saga de polpa de tomate.
Polpa em cru para congelar em copos de plástico, caixas e se lá que mais, polpa de tomate refogada já com cebola e alho para acondicionar em frascos de vidro e fechado de modo a conservar sem uso do congelador, doce para comer durante o ano....
E para esta saga uma ajuda preciosa foi a maravilhosa Mycook, uma ajudante de mão cheia, entre triturar e refogar, consegui fazer sozinha mais polpa crua e refogada do que a que consigo comer num ano concerteza :-))
Para a polpa de tomate refogada fiz
Para cada copo cheio de polpa refogada (2litros)
1 cebola grande
4 dentes de alho
50gr de azeite.
Acabou sempre no tacho ao lume a evaporar um bocado o liquido, depois de refogar no copo, tal como para a tomatada, enquanto nova dose ia para o copo.
Para o doce fiz para
1,5 kg de tomate (muito bem escorrido de sumo e sementes)
1kg de açúcar
1 pau de canela
A casca e uma rodela de um limão
Tudo ao lume a ganhar ponto forte
Para a polpa em cru, foi só triturar o tomate com pele e tudo, excepto os cús e veios mais imperfeitos e negros e toca a congelar.
Gosto bastante de compota de tomate!
ResponderEliminarEu adoro ovos em tomatada e este ano não comi porque o meu marido teimou que os tomates lhe faziam mal!!! E só para mim, não fiz! Gostei da tua partilha. Bjs
ResponderEliminarhummm, não há verão a sério se não houver tomate!!
ResponderEliminaressa tomatada tem um aspecto delicioso :) se da próxima vez lhe quiseres dar um toque mais alentejano podes colocar a tomatada numa frigideira, bates os ovos numa tigela e juntas tudo. Dás uma mexidelas para cozinhar os ovos e está pronto!!
é tãaaao bom!!! se experimentares depois diz-me o que achaste :)
ficou uma delicia! nunca comi tambem por achar que ficaria acida sendo assim um destes dias experimento:)
ResponderEliminarum beijinho
Gosto tanto! e que bem me sabia este pratinho! bjks
ResponderEliminarMuito Legal seu Blog! Vou te visitar sempre!
ResponderEliminarVocê já conhece o Blog Mise En Place!
Um Blog para quem gosta de Receber Bem!
Bjos Taci
www.miseenplaceblog.com.br