Ovos em tomatada e outras tomatices


Este ano tive uma remessa de tomate cá em casa como nunca na vida, parecia o fim do mundo em tomates :-))
Fomos a casa de um amigo que tem uma quinta e nos convidou a ir lá apanhar o que quiséssemos, enquanto as mulheres apanharam os tomates para baldes, os homens trataram de os transferir para uma caixa enorme na mala do carro, ou seja eu só quando cheguei a casa é que vi a barbaridade que tinhamos apanhado e que os homens carregaram sem ver que eram em demasia.

Depois disto foram dias e dias a comer tomate de todas as maneiras, em salada, em refogados e esta tomatada que eu não conhecia e que foi sugestão de uma amiga que já costuma fazer, como eu gosto muito de legumes estufados achei a ideia boa e de facto é uma combinação deliciosa, os tomates com o ovo achei o máximo e nada ácido ao contrário do que seria de supor, com tanto tomate...



Ovos
Tomate
Cebola
alho
azeite
folha de louro

Na Mycook meti primeiro a cebola em quartos, o alho e o azeite, para refogar.
Programei 5min a 120º vel.1 

Depois de a cebola estar já bem transparente e um pouco frita juntei o tomate sem peles.
Programei mais 5 min a 120º vel. 5 

Transferi tudo para um tacho largo e deixei a cozinhar destapado até evaporar o molho quase todo.

Juntar os ovos e mexer bem e está pronto, eu achei que ficariam os ovos muito desfeitos e mexi só dois e juntei mais 4 inteiros para escalfar, depois de comer achei que ficava muito bom os ovos mexidos, melhor ainda que os escalfados.

Ficou delicioso e para os adultos foi mesmo só assim, para o mais pequeno, fiz uma massinha porque ele não é muito apreciador de tomatadas e ceboladas.

Para além do tomate que se tem comido ao natural, havia que tratar do assunto kg e kg de tomate madurissimo, assim depois de escolher os mais duros para comer em cru em salada e cozinhar, foi uma saga de polpa de tomate.
Polpa em cru para congelar em copos de plástico, caixas e se lá que mais, polpa de tomate refogada já com cebola e alho para acondicionar em frascos de vidro e fechado de modo a conservar sem uso do congelador, doce para comer durante o ano....

E para esta saga uma ajuda preciosa foi a maravilhosa Mycook, uma ajudante de mão cheia, entre triturar e refogar, consegui fazer sozinha mais polpa crua e refogada do que a que consigo comer num ano concerteza :-))
Para a polpa de tomate refogada fiz
Para cada copo cheio de polpa refogada (2litros) 
1 cebola grande 
4 dentes de alho 
50gr de azeite.
Acabou sempre no tacho ao lume a evaporar um bocado o liquido, depois de refogar no copo, tal como para a tomatada, enquanto nova dose ia para o copo.

Para o doce fiz para 
1,5 kg de tomate (muito bem escorrido de sumo e sementes) 
1kg de açúcar 
1 pau de canela
A casca e uma rodela de um limão 
Tudo ao lume a ganhar ponto forte

Para a polpa em cru, foi só triturar o tomate com pele e tudo, excepto os cús e veios mais imperfeitos e negros e toca a congelar.

Comentários

  1. Gosto bastante de compota de tomate!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro ovos em tomatada e este ano não comi porque o meu marido teimou que os tomates lhe faziam mal!!! E só para mim, não fiz! Gostei da tua partilha. Bjs

    ResponderEliminar
  3. hummm, não há verão a sério se não houver tomate!!
    essa tomatada tem um aspecto delicioso :) se da próxima vez lhe quiseres dar um toque mais alentejano podes colocar a tomatada numa frigideira, bates os ovos numa tigela e juntas tudo. Dás uma mexidelas para cozinhar os ovos e está pronto!!
    é tãaaao bom!!! se experimentares depois diz-me o que achaste :)

    ResponderEliminar
  4. ficou uma delicia! nunca comi tambem por achar que ficaria acida sendo assim um destes dias experimento:)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto! e que bem me sabia este pratinho! bjks

    ResponderEliminar
  6. Muito Legal seu Blog! Vou te visitar sempre!

    Você já conhece o Blog Mise En Place!

    Um Blog para quem gosta de Receber Bem!

    Bjos Taci

    www.miseenplaceblog.com.br

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares