Bolo de mirtilos, nozes e iogurte

Há sempre bolos e doces que nos cativam mais ou menos e há alguns que nos cativaram e depois nos desiludiram por este ou aquele motivo.
Este foi um daqueles que cativou e não desiludiu, para mim foi o bolo do ano, desde que o vi no blog da Leia que nunca mais me saiu da cabeça e rapidamente o experimentei.

É um bolo que para o meu gosto tem tudo para ser bom, ingredientes bem proporcionados, sem exagero de nada, fruta fesca nos mirtilos e seca nas nozes uma coisa que gosto muito em bolos e doces, para além disso tem todo o aroma de natal, época em que nos encontramos.

Para mim só teve mesmo um defeito, uma coisa que me desiludiu, é pequeno demais, comeu-se todo num lanche de amigos, não sobrou nadinha para o dia seguinte, um bom motivo para repetir e já comprei até os ingredientes...

90 gr de manteiga
100 gr de açúcar
2 ovos grandes
180 gr farinha
1 iogurte
125 gr de mirtilos
1 colher de chá de baunilha
1/4 colher de chá de bicarbonato
1/4 de colher de chá de sal
Mistura para polvilhar
1/2 chávena de açúcar mascavado
1 chávena de nozes
1 colher de chá de canela

Fazer uma mistura com o açúcar mascavado, as nozes picadinhas e a canela e reservar.

Bater o açúcar com a manteiga á temperatura ambiente até formar um creme fofo, juntar os ovos e a baunilha e continuar a bater.Em seguida envolver a farinha, o bicarbonato e o sal e misturar bem.

Juntar o iogurte e envolver no preparado, de modo delicado os mirtilos.

Deitar metade da massa numa forma untada e enfarinhada e por cima polvilhar com a mistura de açúcar nozes e canela. Deitar em cima o resto da massa e polvilhar com a restante mistura. Levar ao forno a 180º durante 45 min.

Eu fiz em forma de bolo inglês  porque não tenho uma redonda mais pequena e como vi que o bolo iria ficar pequeno cozi nesta.

O meu ficou um nadinha tostado demais, coisas do forno novo que ainda não entrou nos eixos, mas isso só lhe conferiu um crocante ainda mais delicioso.

Bom Natal a toda a minha familia, todas as minhas amigas, amigos e seguidores aqui no blog.

Comentários

  1. Tem um aspecto mesmo muito bom!

    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  2. Que bolo apetitoso!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que combinação maravilhosa de ingredientes!

    deve ser divinal este bolo! :)

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto delicioso, devia estar muito bom :D Também gosto muito de mirtilos ;)

    Beijinhos e feliz Natal :D

    ResponderEliminar
  5. Adorei seu blog tem aqui coisas deliciosas... já me fiz sua seguidora.
    Se quiser dar uma olhadela no meu sonhosnacozinha.blogspot.com
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. oh mulher, se é pequeno demais para a próxima fazes a receita a dobrar, eh eh eh!
    tem um aspecto magnífico.
    beijinhos e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  7. MAs que bom aspecto :)... Eu provava já uma fatia!!

    beijinhos e feliz natal para ti e todos os teus

    ResponderEliminar
  8. Acredito que este bolo tenha desaparecido num instante. Gosto muito da combinação destes ingredientes.
    Que tenhas festas felizes e que 2013 chegue repleto de saúde e otimismo no futuro.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto Alcina!!! Boas e doces festas!!! Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Este bolo deve ter ficado maravilhoso!
    beijinhos e boas festas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares