Queijadinhas de leite

Estas queijadinhas têm grande tradição na minha casa, digo casa da minha mãe, porque quando nós éramos pequenos eram presença em muitos fins de semana e tínhamos bolinhos para uns dias se não aparecessem amigos para derreter tudo num dia.

Era exactamente assim que ela fazia, sem tirar uma única graminha de açúcar e era assim que nós as adorávamos  agora como estamos a ficar velhos e não convém comer muito açúcar porque se não ele vai para sítios indesejáveis.... eu cortei algum ou seja 100 gr.

O nome não sei se é o mais adequado, porque de queijo não têm nada, mas era assim que sempre lhe chamámos e é assim que ainda chamamos, por isso...queijadinhas..


8 ovos
800 gr de açúcar
1 l de leite
200 gr de farinha
120 gr de manteiga.
2 colheres de chá de fermento


Pelo método tradicional, dizem as regras que devemos bater em primeiro os ovos com o açúcar e em seguida juntar a manteiga derretida, depois envolver a farinha com o fermento e só no fim juntar o leite, para não formar grumos.

Eu fiz no meu robot de cozinha e fiz pela mesma ordem.
De inicio meti ovos, açúcar e manteiga e programei 2 min 40º  vel.5, para derreter a manteiga.
Depois juntei a farinha e programei mais 2 min sem temperatura vel.5 e nestes 2 min fui juntando o leite.

A massa fica meio liquida, se não tiver formas em quantidade suficiente para cozer tudo de uma vez só, convém ir mexendo entre fornadas, porque a farinha tem tendência a depositar e a manteiga a vir ao cimo.

Deitar em forminhas untadas e polvilhadas de farinha se forem das antigas de alumínio  se for nas de silicone nem é preciso untar.

Ficam deliciosas, de comer e chorar por mais 😋😍

Sigam a Cininha para mais novidades e fotos

Comentários

  1. Que queijadinhas tão lindas! Ficaram com óptimo aspecto, eu adoro queijadinhas :) e as receitas de família nunca têm como correr mal!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá, Alcina!
    Que aspecto magnifico e delicioso ;)... Hoje foi a minha primeira vez que vim aqui ao teu blog e adorei :)... Já sou seguidora :D.... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Essas queijadinhas deram-me água na boca :D Gostei muito :D

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ResponderEliminar
  4. Hum.... que boas essas queijadinhas.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto tão guloso, eu sou super fã de queijadinhas.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Sabia-me mesmo bem, agora, uma queijadinha... Posso servir-me? :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro queijadinhas! :)

    Estão muito apetitosas estas!*

    ResponderEliminar
  8. comia ja uma, com um cafezinho!! hummm....


    smsn.artes

    ResponderEliminar
  9. gosto tanto de queijadas estas estao 5* bravo bjs

    ResponderEliminar
  10. Que delícia! Ao tempo que não como!

    ResponderEliminar
  11. Só por estas queijdas já valeu muito a pena vir aqui! Posso levar a receita?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Alcina, no passado não nos preocupávamos com isso, mas agora, além da questão de saúde, já não me apetece consumir tanto açúcar. O fato é que a maioria das pessoas ainda aprecia muito mais os pratos bem doces.
    Grata pelas felicitações à minha mãe pelo aniversário.
    Estou de volta às arrumações com a mudança, mas um dia acaba! Aí poderei aproveitar melhor o tempo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. olá Alcina,

    levo um comigo :)

    bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares