Torta Caprese all Limone
Este bolo/Torta Caprese all limone que era para ser fantástico teve dois "quid pro quos" o primeiro foi na receita ou confecção, ia tendo um resultado desastroso.
Depois de pesquisar sobre a receita na net, em muitas versões que aparecem em blogs italianos, cheguei á conclusão que faltou um ingrediente na receita, a fécula de batata, um ingrediente que com certeza teria feito toda a diferença.
Não sei se foi erro de tradução ou falha a passar para o blog de onde retirei a receita, não perguntei, porque já perguntei noutras receitas e não obtive qualquer resposta ou comentário de volta, a menina desse blog é muda... não responde....neste apenas comentei o que me aconteceu e também nada em troca.... foi no mesmo blog de onde tirei um cheesecake de coco e que também não resultou, coincidência ou aselhice minha?!...pode ser aselhice minha, mas por outros resultados que tenho obtido não sei....
Esta é uma torta/tarte/bolo de origem na ilha de Capri como o nome indica, com uma mistura de aromas e sabor excelente, delicioso, por isso voltarei a fazer com a fécula de batata.
A receita que eu utilizei foi esta que aqui deixo, mas aqui encontrei uma de tantas outras, semelhante, mas com a fécula.
5 ovos
80gr de óleo
120gr de açúcar em pó
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
1 casca de limão biológico
Sumo de 1/2 limão
175 gr de chocolate branco ralado
175gr de amêndoa pelada moída Vahiné
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Eu fiz no meu robot de cozinha e primeiro pulverizei o chocolate branco e retirei, depois pulverizei o açúcar cristalizado junto com a casca do limão e também retirei.
Depois meter a borboleta e bater as claras em castelo, programar um minuto por cada clara, vel.5. e retirar.
Meter as gemas no copo, o sal, os açúcares e bater 5 min.vel.4. Juntar o óleo e o sumo de limão mais 2 min vel 4.
Retirar a borboleta e adicionar o chocolate ralado, a amêndoa, o fermento e bater 20seg. vel.3.
Por ultimo envolver as claras em castelo delicadamente.
Levar ao forno em forma untada e enfarinhada a 170º durante 30 min. verificar antes com um palito. O palito não sai com massa agarrada, mas agarrada á forma foi o que a minha ficou, completamente, apenas saiu uma tampa... como a massa estava tipo pudim, retirei com cuidado com uma espátula e coloquei o resto por cima do bolo e alisei com a espátula e para disfarçar cobri com mais amêndoa laminada e polvilhei com o açúcar em pó, como já era recomendado.
A falha a mim parece-me a falta da fécula de batata ou então também pode ser mal cozido mesmo, porque 170º 30 minutos parece-me pouco para um bolo tão húmido tentarei noutra altura, porque com o stock que tenho agora de amêndoa tenho mesmo de tentar :-) e também porque o bolo é simplesmente delicioso, um verdadeiro manjar dos deuses :-)
Sigam-me na minha página de facebook :)
Nunca provei torta caprese, mas fiquei com vontade de experimentar :D
ResponderEliminarBeijinhos e tem um bom dia! :D
Ficou com um interior fantástico!
ResponderEliminarBjs
Hummmm...que delicia!
ResponderEliminarbeijinhos e um bom dia :)
Eu acho que às vezes há quem publique receitas, mas omita sempre qualquer coisa... e é pena que não tenhas qualquer feedback!
ResponderEliminarDe qualquer forma, ficou com optimo aspecto e para a próxima deve sair perfeito.
Excelentes ofertas, parabéns!
Que torta mais linda Alcina e bem fofinha deve estar deliciosa, parabéns pelos presentes, bjs !!!
ResponderEliminarOlá Alcina, olha que ninguém diria que tiveste esses contratempos... Está com aspecto maravilhoso!
ResponderEliminarBeijinhos
hum adorei o interior que esta um maximo e a cor mt bonita bjs
ResponderEliminar