Bolo de cenoura e amendoa com kit kat

As postagens cá no blog andam um bocadito atrasadas, o começo das aulas e as mudanças de rotinas, não têm deixado muito espaço e vontade para grandes cozinhados e principalmente fotografias e escrituras, mas este tinha que trazer cá, porque foi o bolo de aniversário do meu menino.
De kit kat só tem nome, mas já tenho visto esta decoração em diversos bolos por aí e gostei muito do resultado visual, achei a ideia muito boa para uma festa de crianças, pelo que resolvi aproveitar-la.

Foi um sucesso, o delírio das crianças é total, nem sabem onde roubar mais, se nos kit kat se nas pintarolas :-)

Para o bolo fiz uma alteração á minha receita de bolo de cenoura que todos os meninos gostam e acrescentei-lhe amêndoa para lhe dar um toque diferente e também porque tenho muita congelada, que me veio de presente da vahiné.
Já tenho por aí no blog uma versão robot de cozinha, por isso deixo a receita com as quantidades em peso se fizer  no robot ou se fizer de modo tradicional  o mais pratico é medir por canecas e as que eu uso medem 200ml.

250 gr de cenoura / 2 Chávenas Cenoura (+/-2 cenouras grandes)
4 ovos
200 gr de açúcar / 2 Chávenas Açúcar
220 de farinha / 2 Chávenas Farinha
80 gr de óleo / 1 Chávenas Óleo
30 gr de leite (se meter só meia chávena de óleo)
1 colher chá de fermento.
7 colheres de sopa de amêndoa moída
Cobertura e recheio
200gr de chocolate de boa qualidade
200ml de natas
3 embalagem de barritas de chocolate ( kit kat ou genérico)
3 embalagens de drageias de checolate (pintarolas/smarties)

Para o bolo
Descascar a cenoura, ou retirar só as pontas e nós, eu descasquei.

Meter no copo da máquina e programar 15 seg vel. 9 para ralar, retirar do copo e reservar, no mesmo meti a amêndoa que tinha em laminas e com uns toques de turbo triturar bem e retirar também.

Meter a borboleta.

Juntar os ovos, o açúcar, o óleo e o leite e programar 1 min. vel.6.

Juntar a cenoura e a amêndoa e misturar uns segundos vel.3

Juntar por ultimo a farinha e misturar 30 seg vel.3.
Do modo tradicional é mais ou menos da mesma forma, sem grandes preceitos nem claras separadas.

Recheio e cobertura
Primeiro fiz um creme de chocolate, o favorito cá de casa que também já está por aí em vários bolos. Simples e bom, como convém.
Derreter em banho Maria 1 tablete de chocolate de boa marca com um pacote de natas e envolver muito bem, retirar e deixar arrefecer uns minutitos.

Abrir o bolo ao meio e rechear com o chocolate e cobrir também com o mesmo.

Decoração
Deixar arrefecer muito bem o bolo e o seu creme de cobertura antes de meter os chocolates e pintarolas, ou a coisa corre mal, derrete-se a decoração e não fica nada bonita.

Meter em volta as barritas de chocolate até cobrir o bolo todo, eu usei 3 embalagens de 200gr cada, porque o bolo tinha um diâmetro grande.

Cobrir com as pintarolas e com 3 pacotes não ficou uma grande concentração, mas foi q.b.

Atar em volta com uma fitinha colorida a gosto, a minha foi azul do porto, porque o meu menino é do futebol clube do porto e pediu azul, contra a minha vontade, que sou mais vermelho vermelhão, mas é assim a vida :-)

Comentários

  1. Um bolo bem guloso sem dúvida!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou tão lindo o bolo. E delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou tão bonito e gosto desta combinação de sabores.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que bolo tão bonito!!! Ficou com um aspecto fantástico :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Oh... que lindo ficou!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares