Bolo de claras e iogurte grego de limão

Já há muito tempo que guardo claras no congelador, mas por vezes não escrevo quantas meti na caixa ou no frasco, pensando utilizá-las em breve, só que isso nem sempre acontece e quando vou utilizar já não me lembro quantas tem.

Foi o que aconteceu com um frasco reciclado das compotas que tinha bem cheio, decidi por isso pesar, para ver e anotar a quantidade.

Os bolos de claras normalmente levam sempre muita manteiga, para substituir a gordura da gema, mas como é do conhecimento das minhas seguidoras aqui no blog, não sou muito fã de meter óleo nem manteiga a granel nos bolos, por isso pensei substituir por iogurte grego, um iogurte cheio de gordura, só que na minha cabeça é uma gordura mais saudável.....




350 gr de claras
1 iogurte grego de limão
1 copo de açúcar (copo de 250 ml)
1 copo de farinha (copo de 250 ml)

Bati as claras em castelo bem firme, quando já estavam bem duras, juntei o açúcar e continuei a bater até não caírem da taça quando viramos ao contrário.

Juntei o iogurte grego sabor cítrico, com creme de limão no fundo e envolvi bem e por ultimo a farinha que envolvi também com cuidado.

Levei ao forno previamente aquecido a 200º numa forma de buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante mais ou menos 30 min.

Ficou muito bom, uma nuvem perfeita, branquinho, uma textura fofa e esponjosa com o sabor cítrico bem marcado.

Comentários

  1. Tenho a certeza que ficou maravilhoso! Tenho imensas claras para gastar e gregos com fartura que estavam em promoçao, amanha vou fazer esse bolo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei rendida a esta versão de bolo de claras. Cá em casa também evito ao máximo a gordura nos bolos mas nunca experimentei retirar por completo a manteiga no bolo de claras. Vou fazer de certeza esta receita.
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Estamos em confinamento por força do COVID 19, vai ser o lanche hoje cá em casa.

    ResponderEliminar
  4. Estamos em confinamento por força do COVID 19, vai ser o lanche hoje cá em casa.

    ResponderEliminar
  5. As 350 grs de claras corresponde há quantas claras ????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse no texto inicial, pesei porque não sabia quantas claras tinha no frasco....
      Já passaram 6 anos desde que fiz este bolo, lógico não vou saber agora.
      Lamento não poder ajudar.
      Obrigada pela visita aqui ao blog.

      Eliminar
    2. Só agora vi esta página. Em Portugal, nas formações de cozinha que fiz, ensinaram-me que cada clara de ovo pesa cerca de 32 gramas. Então 350 gramas equivale a cerca de 11 claras. Tudo de bom para vocês!

      Eliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares