Pão sem amassar - Artisan Bread
E a tradição já não é o que era, aquela ciência de amassar o pão que só as nossas avós sabia já lá vai, esse conceito foi completamente desmistificado com este artisan bread, uma corrente que percorre o mundo, encontramos receitas deste pão em blogs do mundo inteiro.
Pão fresco e estaladiço bem fofinho, sem amassar rigorosamente nada, até a máquina de fazer pão já foi posta em segundo plano.
1kg de farinha tipo 65 sem fermento
700 ml de água
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sopa de sal (eu corto bastante)
Numa taça grande colocar o fermento, o sal e a água e mexer bem para dissolver.
Juntar a farinha e mexer com uma colher de pau desde o centro, até toda a farinha das bordas ser incorporada.
Deixar levedar tapado, á temperatura ambiente durante duas horas.
Esta massa está pronta a ser usada ou pode ser refrigerada e aguenta vários dias no frigorífico.
Quando for para ser usada, polvilhar a superfície com farinha e retirar a quantidade de massa que desejar, cortando com uma tesoura ou faca de serra, colocar sem mexer muito em cima de uma superfície enfarinhada e deixar descansar/levedar mais 40 min.
Levar ao forno pré-aquecido em cima de uma terracota ou num tabuleiro normal se não tiver a terracota, sempre polvilhado com farinha de milho ou outra.
O forno deve estar pré aquecido a 230º, mas quando se mete o pão baixa-se um para 180-200º para não dourar tão rápido.
Dentro do forno deve-se meter um tabuleiro ou outro recipiente com água para conferir humidade ao pão e ele ficar com uma crostinha dourada, em alternativa pode-se cozer em recipiente de barro com tampa.
No primeiro inventei uma alternativa á falta de placa de terracota e ao recipiente com tampa, meti num caçoilo de barro sem tampa, juntei a taça com água e ficou lindo.
O segundo que fiz, fiz em cima do tabuleiro do forno e meti a água na mesma e ficou igualmente bom, mas não ficou tão douradinho, não sei se meti mais farinha a polvilhar...
Adoro esse pão, ainda na semana passada o fiz assim simples e como base de pizza também, uma delícia que acabou num instante :)
ResponderEliminargulosoqb.blogspot.pt
Não há nada como pão caseiro! Cresci com isso! O cheirinho, o sabor, quentinho acabado de sair do forno barrado com manteiga, é impagável! Beijinhos
ResponderEliminarQue bom apecto!!!!!!!!!!!!Maravilhosamente fácil!!!!!!!
ResponderEliminarNina
Bom domingo
https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/