Marmelada branca, mas não é de Odivelas

Mais uma dose de marmelada, todos os anos faço, porque é o único doce que o meu menino gosta e para variar no pão que lhe envio para a escola faço sempre e de vez em quando lá vai no lanchinho.

Os marmelos sempre 100% biológicos, muitos furinhos e alguns bichinhos também.



3 kg de polpa de marmelo
1,7 kg de açúcar
2 chávenas de água

À maneira antiga e à maneira da minha mãe que foi com ela que aprendi, é a maneira que gosto mais, nem robots e nem panelas de pressão.... assim branquinha, como a de Odivelas, a diferença desta é que leva menos açúcar do que polpa de marmelo e a de Odivelas leva o dobro do açúcar bem á maneira antiga, tudo bem docinho :)

Primeiro cozo os marmelos inteiros e com casca, cozem rápido e é muito mais fácil de descascar.


Deixo arrefecer um pouco e descasco, mas se for alguma casca não há problema, convém tirar é os nós e imperfeições, furos......

Trituro no passe vite, com a varinha também não gosto.

Peso o puré que resultou.

Ponho ao lume pouco mais de metade do peso em açúcar, com uma ou duas chávenas de água, a ferver até ganhar ponto.

Junto o puré ao açúcar em ponto e deixo ferver até começar a deixar rasto no fundo do tacho, com cuidado sempre a mexer, para não queimar a marmelada e nem as mãos, porque quando ferve, borbulha e salpica.

Quanto mais ferver, mais rápido dá fatia.


Eu não deixo ferver muito, porque gosto dela mole e normalmente congelo metade e vou tirando, até porque meto pouco açúcar e não se conserva tanto tempo, antigamente metiam mais açúcar do que marmelo.

Eu sempre achei que a marmelada fica assim branca porque os marmelos cozem com a casca e não oxidam, quando se descascam em cru acabam por ganhar uma cor avermelhada e ao ferver essa cor acentua.
Hoje li numa página amiga do facebook que a marmelada fica branca se os marmelos ainda tiverem cor verde se já estiverem amarelos já não fica... sempre a aprender :)

Já me seguem na minha página de facebook

Comentários

  1. Também já fiz a minha marmelada em duas versões, a tua é diferente, estamos habituados ao vermelho, mas não menos deliciosa, pois o que conta é o sabor, bjs.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, aqui está a verdadeira marmelada de Trás os Montes 😋😋😋

    ResponderEliminar
  3. Exatamente, desde que me lembro foi sempre assim 😋😋😋😋parabéns

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares