Fátima na rota dos pastorinhos
E porque Domingo é dia de passeio, hoje vamos a Fátima
Este passeio a Fátima fiz com a catequese do meu filho e gostei muito.
Terço de Joana Vasconcelos, para a comemoração dos 100 anos das aparições
Nem fazia ideia de que as casas dos pastorinhos estavam abertas ao público, e que havia tanta coisa para visitar.
Já tinha ido mais vezes a esta cidade, mas para além do museu de cera a única coisa que conhecia era mesmo o santuário, do qual já tinha feito aqui um post, onde mostrava mais a basilica nova e as peças de escultura novas.
Um pouco da casa do Francisco e da Jacinta
Um pouco da casa da Lúcia
O poço onde apareceu o anjo pela segunda vez, fica nos jardins da casa de Lúcia
Frases que vamos encontrando pelos percursos
A caminho do Calvário passamos por vários sítios de oração e vemos montes de peregrinos e congregações portuguesas e estrangeiras de todo mundo
E passamos ainda pela Loca do anjo, onde se deu a primeira e terceira aparição do anjo aos pastorinhos
Subindo até ao calvário encontramos caminhos meticulosamente cuidados e limpos e muitos peregrinos...
No topo vamos encontrar a Capela de Santo Estêvão.
A capela de Santo Estêvão, mais conhecida por Calvário Húngaro, é a meta da Via-Sacra, interligada por um caminho de pedra, que se inicia na rotunda de Santa Teresa de Ourém. As 14 estações e a capela foram oferecidas pelos católicos húngaros refugiados no Ocidente, na década de 60 do século passado, durante o período comunista. A 15ª estação, de 1992, foi oferecida por uma paróquia húngara, em sinal de “gratidão pela ressurreição da Hungria”, após a queda do comunismo. A capela, remodelada em 1994, inclui mosaicos que representam as Aparições na Cova da Iria, as sete dores de Nossa Senhora e a consagração da nação húngara a Maria, feita pelo primeiro rei daquele país, Santo Estêvão, em 1038, santo que viria a dar o nome à capela.
Do topo da capela a vista é soberba, com Fátima ao fundo
Local onde ocorreu a quarta aparição de nossa senhora, este monumento foi também oferta dos católicos Húngaros.
Gostei bastante do que visitámos, gostei de percorrer os caminhos que os peregrinos normalmente fazem e que eram também os caminhos dos pastorinhos, local das aparições, do anjo e de nossa senhora e principalmente verificar que está tudo muito bem cuidado, ao melhor nível dos sítios turísticos por onde tenho passado.
Um pouco por todo lado
A única coisa de que não gostei foi mesmo de alguma organização a nível de transportes e autocarros que são mais que muitos e entram pelas zonas antigas, com ruas estreitas, onde circulam muitas centenas de pessoas o que não fica nem bonito e nem prático e até se torna um pouco perigoso, ainda que a velocidade seja pequena, há muitas crianças e idosos com mobilidade reduzida por ali.
No interior do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Basílica antiga) encontramos os túmulos dos pastorinhos lateralmente ao altar central
Fé
Nós fomos e regressámos no mesmo dia, mas quem quiser dormir em Fátima sítios não faltam concerteza, nas datas festivas convém reservar o mais cedo possível porque rapidamente esgota e os preços são exorbitantes.
Os preços não são muito simpáticos, para um hotel médio.
Fiz uma pesquisa no Booking para a Páscoa por exemplo e encontrei várias ofertas, mas uma que me chamou a atenção foi o Central Apartment Fatima 500 euros uma noite num apartamento para 3 pessoas ou esta residencial onde uma noite custa 400 euros Pereira Guesthouse perfeitamente vulgar e sem pequeno almoço..... e nem sequer vem o Papa, porque nessas alturas nem imagino...
Fátima é um local muito bonito.
ResponderEliminarUm beijinho grande*
Vinte e Muitos
Já fui a Fátima mas era tão miúda que tenho apenas vagas memórias. Quero muito lá voltar e ter a oportunidade de visitar tudo isso! As ovelhinhas no estábulo são verdadeiras?!
ResponderEliminarHá sempre tanto para descobrir em Fátima,....
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/