Galo no forno à moda da chanfana
A Chanfana é uma das grandes especialidades da região de Coimbra, há zonas em que é mesmo rainha com direito a festival e tudo.
O normal é ser de cabra ou carneiro e é cozinhada em forno de lenha, durante 4 a 5 horas, dentro de caçarolas de barro preto.
Dizem que é melhor servida dois ou três dias depois, porque é melhor depois de aquecida....O normal é ser de cabra ou carneiro e é cozinhada em forno de lenha, durante 4 a 5 horas, dentro de caçarolas de barro preto.
Esta é mais soft e caseira, mas à moda de apartamento, sem foro de lenha e nem de Ovinos, é de galo caseiro e no forno elétrico, mas cá em casa estamos fãs do galo cozinhado desta maneira.
Galo caseiro
Cebola
Alho
Louro
Sal
Colorau
Salsa
Azeite
Vinho de boa qualidade.
Partir o galo em pedaços grandes e temperar de véspera a gosto.
Partir a cebola e por no fundo da caçarola de barro junto com o ramo de salsa e a carne em cima , temperar a gosto com o alho esmagado ou cortado de modo grosseiro, sal, colorau e um pouco de azeite, meter também o louro.
Na chanfana tradicional, recomenda por um pouco de banha de porco e um cálice de aguardente se a carne for dura, eu não meti esta parte.
Com a carne de cabra e afins manda tapar também a carne com o vinho de véspera, mas conheço quem não recomende isso, diz que o vinho vai só no dia de ir para o forno, tratando-se de uma carne branca eu achei melhor meter o vinho só no dia de ir para o forno.
Temperei a carne de véspera e no dia seguinte de manhã meti o vinho, não sei se a qualidade é a melhor, mas achei suficiente este que usei.
Vai para o forno durante pelo menos 2 horas a 250º, verificar se a carne está boa antes de retirar. a minha estava excelente, muito bem cozida.
manda a tradição que se acompanhe com batata cozida com casca bem regada com o molho que se formou.
Sigam a Cininha no facebook ««««Aqui
Que óptimo aspecto!
ResponderEliminarUm beijinho grande*
Vinte e Muitos
Esta "chanfana de galo" parece-me muito apetitosa.
ResponderEliminarQue bela ideia...Vou experimentar, mas primeiro vou trazer um caçoilo preto de casa da minha mãe para cozinhar o dito cujo.
Beijinhos