Jornada de África de Manuel Alegre

Em dia de leitura hoje trago o nosso poeta Manuel Alegre, não que eu seja uma leitora muito assídua, mas tenho muitos livros dele porque o marido é fã.

Lembrei-me de o trazer hoje aqui, porque foi agraciado este ano com o Prémio Camões o maior galardão da língua portuguesa.

Estudante de Coimbra, Poeta, politico conta muitos prémios no seu curriculum.

É conhecido por ser o poeta mais cantado pelos músicos portugueses e  Trova do vento que passa, cantado por Adriano Correia de Oliveira, deve ser a musica mais conhecida.

O livro que escolhi dele foi um romance Jornada de África «««««ver mais aqui

Wook.pt - Jornada de África
Imagem retirada do site wook

SINOPSE
«Jornada de África é um romance que foge aos esquemas habituais para entrelaçar epopeia e anti-epopeia, denúncia e crónica de uma guerra cruel, crónica minuciosa mas poética na intertextualidade a que o autor recorre para transmitir a sua vivência, voz de juventude sufocada que, apesar de tudo, consegue amar. E o amor por Bárbara, profundo e difícil, oferece-nos uma das mais belas cartas de amor que me recordo de ter lido.»
Maria Luisa Cusati, prefácio à edição italiana

E Sebastião aspira o ar carregado do cheiro da guerra de África, um cheiro que está no jipe onde se senta ao lado do Condutor, levando, sem querer, a mão ao pescoço. Vem de S. Salvador e Sanza Pombo, de Zala e Nambuangongo, está na farda amarrotada e também dentro dele e é talvez o mesmo cheiro de 4 de Agosto de 1578, quando se chegou à tenda d’el-rei o capitão Aldana, e com eficazes brados lhe dizia que se perdia se não desse logo batalha, que começou às dez da manhã, no princípio de todo o fervor de calma. 
Wook
Até ao dia dos namorados temos também no site wook uma grande campanha de descontos até 50% e com 100% amor
Quem quer espreitar aqui »»»» Wook espera

Comentários

Mensagens populares