Se isto é um homem de Primo Levi
Diz na capa "Uma das mais lúcidas e impressionantes visões dos campos de concentração".
Imagem retirada do site wook
Para mim que gosto do tema e já li muitos livros e já vi alguns filmes sobre o holocausto, este foi o que mais me impressionou e na minha visita a Auschwitz, muitas vezes pensei no livro e em algumas passagens, deveras impressionante.
A passagem pelo campo de concentração, relatada na primeira pessoa.
A grande questão de Primo Levi durante todo o livros é - Pode alguém ter sido homem em Auschwitz?
Porque para além dos horrores a que são sujeitos os prisioneiros, a grande questão que ele levanta é aquilo em que são transformados enquanto pessoas, aquilo em que os próprios se transformam, para tentar sobreviver, as suas atitudes mediante as circunstâncias.
SINOPSE
"Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado.
Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta.
Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus". In Wook
Primo Levi sobreviveu a Auschwitz, mas não conseguiu sobreviver aos fantasmas que trouxe de lá e suicidou-se mais tarde, depois de escrever o seu testemunho em vários livros, para que a mensagem passe, não fique esquecida e não se volte a repetir.
Do mesmo autor encontramos no Wook
»A trégua continuação de se isto é um homem
Encontram-me no facebook aqui««
Uma das alturas mais tristes da História da Humanidade.
ResponderEliminarUm beijinho grande*
Vinte e Muitos
Quando venho a este blog fico desgostosa por 3 razões:
ResponderEliminar1- Falta-me experimentar tanta e boa comida;
2- Hei-de morrer sem ver tantos sítios bonitos na terra;
3- Os livros que não conseguirei ler.
Valha-nos este cantinho e pelo menos vou sabendo que existem.
Beijinhos