quinta-feira, 3 de maio de 2018

Arroz aromático com couve lombarda

Os repolhos de couve lombarda são normalmente tão grandes que acabam por ficar no frigorífico muito tempo e se for caseira aguenta-se mesmo muito, é uma couve boa para comprar e ter sempre à mão para sopa ou outras coisas.

Um amigo ofereceu-me uma enorme e depois de gastar uma boa parte, tinha o repolho branco interior a olhar para mim no frigorífico já há algum tempo e resolvi usá-lo em arroz, achei que assim tão branquinho era mesmo bom para arroz.


1 cebola
2 dentes de alho
1 chávena de tomate cherry
O interior de um repolho lombardo
Azeite e sal.q.b.

Picar a cebola e meter a refogar no azeite e só depois juntar o alho picadinho, descobri há pouco tempo que esta deve ser a ordem, porque o alho é seco, tem pouca água, queima rápido e ganha um gosto amargo.

Juntar os tomates congelados e deixar derreter e cozinhar um pouco, em seguida esmaguar com um utensílio próprio, ou triturar.
Juntar um pouco de água e a couve cortada como se fosse para caldo verde e deixar cozinhar uns minutos, em seguida juntar o triplo da água.
Logo que esta ferva juntar o arroz, mexer e baixar o fogão para o mínimo, deixar ferver lentamente durante pelo menos 15 min. não aprecio arroz all dente...

Ficou muito bom, saboroso e aromático, o acido do tomate e da couve junto com o aroma do arroz fez um arroz delicioso.

Óptimo acompanhamento para o que se quiser, carnes grelhadas, peixe frito ou simples para vegetarianos

3 comentários:

  1. Cá por casa, há muito tempo que as sobras de couve assim como outras hortaliças, vão fazer companhia ao arroz.
    E que belo par formam...
    O teu está com muito bom aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dilene
      Também gosto de fazer arroz com hortaliça, torna-o mais suculento, aliás gosto mais de arroz de couves e companhia do que com ervilhas como é mais comum.
      beijinhos

      Eliminar
  2. Por cá tenho a sorte de ter repolho, couve flor e bróculos caseiros. Uso-os muitas vezes em arroz e fica tão bom... Dá um sabor mesmo especial. Por isso esse arroz parece-me muito bem :-)
    Beijinho. Joana.

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)