Bolo de abóbora e laranja

Esta receita fui encontra-la num site de robôs de cozinha, da receita original pouco tem, porque quase tudo foi adaptado ao meu gosto.

Cortei 100 gr no açúcar, sim 100.... achei demasiado, para a quantidade restante achei o 3 um numero enorme, a abóbora também é doce, por isso cortei.
Deixo esta nota da quantidade que cortei, para que as minhas amigas que vêm cá buscar as receitas e gostam de cortar no açúcar não o façam nesta porque se não vão ter um bolo para entrada em vez de bolo para sobremesa 😅

Como habitual cá em casa também não meto óleo nos bolos, por isso achei melhor substituir essa parte também e o que me pareceu bem foi meter a laranja inteira com a casca e tudo, para obter mais ou menos o mesmo peso do óleo pesei e deu metade de uma laranja grande.



250 gr de abóbora
4 ovos
1/2 laranja grande (120gr)
250gr de açúcar (1 chávena 200ml)
220 gr de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela


Pré-aquecer o forno a 200º e untar uma forma a gosto com margarina e polvilhar com farinha.

Colocar no copo do robot de cozinha a abóbora e a metade da laranja com casca cortadas aos cubos e triturar 15seg vel.9

Adicionar os ovos e o açúcar e programar 1min. vel.6
Adicionar a farinha e envolver 15 seg.vel.3


Para quem não tem robot dos mais sofisticados, pode fazer igual num processador de cozinha ou num copo misturador, para triturar a abóbora e a laranja.

Depois é só fazer pelo método tradicional, bater os ovos com o açúcar e depois de estar um creme esbranquiçado, juntar a papa de abóbora e misturar.
Por ultimo envolver a farinha previamente misturada com o fermento e a canela e envolver delicadamente. 

Levar ao forno por 40 min. e verificar com o palito, este cozi numa forma grande, ficou baixo e mesmo assim demorou os 40 min.


Ficou muito bom, fofinho e sem ser muito doce.
Nota-se um bocadinho o sabor da abóbora e da laranja e está mesmo a pedir uma cobertura de chocolate negro, hoje não fiz, estamos numa época de muitos exageros há que minimizar 😆 

Não saia sem deixar um like Cininha💖

Comentários

Mensagens populares