Doce de mogango com nozes

Para quem não sabe mogango é um tipo de abóbora que se usa muito na minha zona, lá chama-se assim, mas pesquisando imagens semelhantes, encontro outros nomes, moranga e no continente têm uma parecida e chamam-lhe bolina.

É uma abóbora de cor laranja, tanto por dentro como por fora.

Na minha zona este doce tem que levar nozes e eu adoro, é dos meus doces favoritos e lá na serra servem muito com requeijão, um verdadeiro manjar dos deuses.

Este doce fiz mais docinho, porque fiz para oferecer e queria que ficasse bom para se conservar melhor.



3 kg de abóbora
2 kg de açúcar
200 gr de nozes
3 paus de canela


Primeiro descascar a abóbora e retirar as sementes e os fios que as acompanham.

Partir aos bocadinhos, mete-se no tacho e deita-se o açúcar e os paus de canela por cima.


Levar a lume brando até ganhar molho, depois já se pode elevar um bocadito a temperatura e deixa-se ferver até ganhar ponto.
Eu como não percebo nada de pontos faço sempre da mesma maneira, levanto a colher e deixo cair o molho, quando a ultima gota que cai deixa um "rasto" tipo uma gota que demora mais a cair, está pronto.
Esta quantidade demorou muito, não marquei, mas deve ter demorado 1h30

Depois de estar no ponto, retirar os paus de canela e esmagar com uma colher de pau contra as paredes os pedaços maiores, ou se quiser em puré fino triturar com a varinha.

Juntar as nozes picadas de modo grosseiro e à mão, misturar bem.


Para se conservar eu faço sempre igual em todos os doces e resulta muito bem, conservam-se muito tempo intactos, sem bolores nem azedar. Uso normalmente frascos reciclados.

Logo depois de apagar o fogão meto em frascos de vidro com tampa de metal e enrosco logo de seguida ainda a ferver, assim ganha tipo vácuo e não se estraga, mesmo doces com menos açúcar e sem tanto ponto, se conservam, quando o doce arrefece até se ouve um estalinho na tampa.


Abóbora moranga
Imagem da abóbora retirada da net



Já fizeram like aqui na minha página

Comentários

  1. Como tenho o requeijão, pode vir o doce que estou a babar...
    Muito bom aspecto e como a cozinheira tem mão deve estar óptimo.
    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  2. Só agora vi que tinha o requeijão Dilene :O as coisas por aqui andam mesmo devagar devagarinho :) quando quiser ainda há doce, levo um frasco com gosto :)
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares