Lisboa -Mosteiro dos Jerónimos

Lisboa é uma das capitais mais bonitas do mundo.

Se disso havia dúvidas são os críticos e revistas da especialidade que o dizem, para além dos prémios que tem ganho.

E eu se gosto muito de viajar para longe, também gosto muito de viajar cá dentro, temos património para visitar ao melhor nível do mundo, sempre que visito monumentos nacionais penso nisso.

Vou deixar aqui algumas publicações sobre zonas da cidade que gosto especialmente, a zona de Belém, é para mim das mais imponentes, não só pela grandiosidade dos monumentos que tem, mas também pelas vistas magnificas para a outra margem e proximidade do rio.


Hoje vamos explorar os Jerónimos.




O Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém é um mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI. Situa-se na freguesia de Belém, na cidade e concelho de Lisboa.
Tem, desde 2016, o estatuto de Panteão Nacional.



Ponto culminante da arquitectura manuelina, este mosteiro é o mais notável conjunto monástico português do seu tempo e uma das principais igrejas-salão da Europa. A sua construção iniciou-se, por iniciativa do rei D. Manuel I, no dealbar do século XVI e prologou-se por uma centena de anos, tendo sido dirigida por um conjunto notável de arquitectos/mestres de obras (destaque-se o papel determinante de João de Castilho).



O Mosteiro dos Jerónimos encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1907 e, em 1983, foi classificado como Património Mundial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém. A 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.


Estreitamente ligado à Casa Real Portuguesa e à epopeia dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos foi, desde muito cedo, "interiorizado como um dos símbolos da nação".

É hoje uma das mais importantes atracções turísticas de Portugal, contando um total de 807 854 visitantes em 2014, 944 000 em 2015 e 1 166 793 em 2017.

A enormidade de turistas nota-se quando nos aproximamos para entrar.... filas a perder de vista....
Posso dizer que entrei e estive mais de uma hora na fila, ainda que já tenha entrado muitas vezes, nesta fui para mostrar ao meu filho que nunca tinha ido e a espera vale a pena. ele adorou a visita.























Celebração de Domingo de ramos












Faltou a foto do Túmulo do grande poeta português Luís de Camões,se tenho alguma de outras visitas, anda perdida nos ficheiros, nesta visita ao mosteiro, essa parte estava interdita, por alguma celebração especial, de domingo de ramos, deixo uma foto retirada da net, porque para além de ser o túmulo de uma personalidade das mais importantes da nação, é uma peça de escultura digna de ficar aqui representada.


Para dormir em Lisboa a oferta é enormeee, hotéis muito bons e para todas as bolsas.
Eu já fiquei várias vezes neste Hotel👇

A bre numa nova janela
Muito bom na relação preço qualidade, para além de que está muito bem situado.

Fica nas Avenidas novas, zona de bom ambiente, a 2 minutos do do metro e de outros transportes, para além de que tem estacionamento, o que também é muito bom para quando se vai para grandes cidades e em especial Lisboa onde o estacionamento é difícil e caro.




Para dormir na zona de Belém há muita oferta, deixo estas três sugestões e para os mais aventureiros um barco, uma alternativa diferente, para ver mais é só clicar👇

Abre numa nova janela




Abre numa nova janela

Comentários

Mensagens populares