Arroz doce branco

Já tenho por aí no blog muitas receitas de arroz doce, nem preciso repetir porquê.

O titulo não é meu, mas para mim nem precisa referir o branco, arroz doce tem que ser branco, as gemas são modernice que não aprecio.

A minha pena é que do meu arroz doce favorito já não posso comer e nem tenho receita, era o da minha tia e da minha avó, que já não estão .... como já disse na altura comia e adorava, mas nunca me preocupei em escrever a receita, também seria difícil, porque a sabedoria era tanta que nem havia receita, era tudo feito por instinto e juntando uma pitadinha daqui e outra dacoli, saía um arroz doce perfeito, branco, cremoso.....

Impossível de reproduzir também agora, porque o leite era caseiro, de cabras próprias ou de vizinhas que vendiam, cabras que pastavam na serra da estrela, de pasto longe de poluições e herbicidas ou pesticidas, purinho 100% 

Leite gordíssímo e inteiro e isso fazia toda a diferença, juntando a paciência e a disponibilidade para estar horas ao lume a mexer....
250 ml de água
Pitada de sal
1 litro de leite meio-gordo
150 g de açúcar
Casquinhas de laranja
1 pau de canela
Canela em pó a gosto, para polvilhar


Primeiro ferver o leite com a casquinha da laranja e deixar em lume brando, para ficar sempre quente.

Leve ao lume o arroz, a pitada de sal com a água.
Quando o arroz absorver toda a água, junte duas conchas de leite quente, para cobrir o arroz, juntar com as casquinhas de laranja e um pau de canela.

Mantenha em lume brando, sempre a fervilhar mexendo em movimentos lentos e circulares. 

À medida que o arroz for absorvendo o leite e o creme fique mais denso e a fervura faça bolhas maiores, coloque mais duas conchas de leite. 
Repita o processo, mexendo sempre, até esgotar todo o leite. 

Quando o creme pingar como uma lágrima da colher, oferecendo alguma resistência, está pronto, mas ainda assim convém provar o bago para ver se está bem cozido, se não estiver aquecer mais leite e continuar o processo por mais algum tempo.. 
Não pode ficar demasiado líquido, nem demasiado denso.
Desligue o lume, junte o açúcar e mexa até estar bem envolvido. 
Retire as casquinhas de laranja e o pau de canela.

Coloque num prato grande ou em tacinhas. 
Deixe arrefecer. Quando arrefecer polvilhe com canela em pó, cá em casa tem que ser metado com canela e metade sem...
Sirva à temperatura ambiente, cá em casa adoramos comer logo quente.



Esta receita é a da Clara de Sousa (sua mãe) copiei da página dela o essencial, quem quiser ver a receita na integra é só passar lá na página dela. A única coisa que mudei foi mesmo a casca de laranja, ela e a maioria das pessoas usa limão, mas na minha terra antigamente usava-se laranja, não sei se por gosto mesmo ou se os limões eram escassos e as laranjas abundantes, mas faz muita diferença, fica muito bom com o aroma da laranja.

👉Cininha

Comentários

  1. Este sim era o arroz doce da minha infância em casa da minha avó...
    Quando ia a casamentos, aí empanturrava-me porque era uma gulodice de festas e quejandos.
    Que bom foi recordar...
    Beijinhos
    Dilene

    ResponderEliminar
  2. Que maravilhoso arroz doce,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares