Raia fresca com esmagada de batata.
Quem gosta de raia cozida? eu compro de vez em quando, o peixeiro onde compro costuma ter e para variar é bom..
Trazer aqui receitas de peixe, não é muito fácil, porque o que comemos mais cá por casa é grelhado ou cozido, o pequeno não aprecia molhos, ceboladas e afins e adora grelhado e cozido.
As fotografias ficam sempre feias e nada apelativas e para além disso não há receita propriamente.
Se o cozido não fica grande coisa nas fotos, o grelhado sai da grelha, já o resto está no prato e arrefece e não dá para grandes fotos também.
Esta raia, deixo como sugestão para variar na ementa diária, para quando faltam ideias e sugestões....
Deixo também esta sugestão de esmagada de batata.
Por vezes vejo nos blogs esta sugestão e nunca tinha experimentado, agora faço de vez em quando porque o meu filho não aprecia muito a batata cozida, come e nem reclama, mas está ali a olhar para ela e come tudo e deixa a batata para o fim e como não quer molho e nem azeite a coisa fica meio desconsolada.
Então resolvi dar a volta à questão, em vez de fazer o puré tradicional, que para além de levar manteiga e leite dá mais trabalho e experimentar a esmagada.
Assim é na hora, sem mais voltas e sem sujar mais louça.
Cozo a batata em água e sal, escorro e esmago com o utensílio próprio até ficar sem grumos visíveis, junto o azeite e esmago mais um pouco, para homogeneizar.
O peixe levo a cozer numa panela separado das batatas, para poder temperar um pouco, coloco mais sal do que habitual, ou então ponho sal meia hora antes de cozer, junto meia cebola ou 2 dentes de alho e uma folha de louro e dá logo mais sabor.
Os legumes e ovos cozo junto com as batatas.
Os legumes e ovos cozo junto com as batatas.
A raia é um peixe bom, não é de viveiro, tem pedaços grandes sem espinhas, aliás são cartilagens que até se podem comer, quem gostar. Por isto indicado para crianças.
Pode não ser fotogênica mas é saborosa e saudável, sobretudo porque não é alimentada com farinhas em viveiro.
ResponderEliminarPor aqui adoramos.Nem as "espinhas" ficam...
Beijinhos
Esqueci-me de assinar o comentário.
ResponderEliminarBeijinhos
Dilene