Tarte de noz e mel

Esta é uma das melhores tartes que alguma vez comi na vida.

É uma receita da minha amiga alentejana, que me ensinou há anos e que fiz muitas vezes, no tempo em que tinha mel caseiro lá da minha serra, um mel de sabor bem forte e que torna esta tarte soberba.
Mas como tudo que é novidade cá em casa, testa-se à exaustão depois temos que dar um tempo até voltar a repetir.

Agora lembrei-me dela, porque no natal me ofereceram mel e nozes caseiros, o sabor não ficou tão intenso, mas igualmente bom.
O mel e as nozes são uma combinação perfeita.




7 ovos
300 gr de açúcar
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha Branca de Neve
200 gr de Nozes.


Primeiro preparar uma forma de tarte, se usar forma de fundo amovível, forrar com papel vegetal.
Untar com manteiga e polvilhar com pão ralado.

Pré aquecer o forno a 200º

Derreter a manteiga junto com o mel em banho Maria ou no microondas  e reservar.

Bater muito bem os ovos inteiros até fazer espuma, juntar o açúcar e continuar a bater até ficar um creme fofo.
Adicionar o mel  misturado com a manteiga a este preparado, misturar e envolver a farinha com cuidado, passada pela peneira.

Por ultimo envolver as nozes picadas de modo grosseiro.

Verter a massa para a forma pré preparada e levar ao forno aquecido, até ficar lourinha, verificar com o palito e em entre 30 a 35 minutos está pronta.

Diz na receita para deixar arrefecer dentro do forno com a porta entreaberta, eu retiro logo e fica bem.

Desenformar






A massa fica um pouco liquida e espumosa, quando coze, as nozes sobem todas e cria-se uma capa dessa espuma que fica deliciosa, a tarte fica muito húmida, tipo enqueijada.

Para mais novidades, gulodices ou passeios
Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários

  1. Fiz a tarte muito bom, talvez reduzir um pouco no açucar.Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada 😊 também tento sempre reduzir um pouco no açúcar, mas também prefiro fazer menos vezes e se numa festa comermos mais um pouco não há problema 😊

      Eliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares