Picos de Europa; roteiro para 3 dias

Este é um roteiro relâmpago de apenas três noites pelos Picos da Europa.

E digo relâmpago, porque por vezes os nossos planos nem sempre podem ser como nós queremos, mas são dias suficientes para dar uma boa volta aos picos de carro, usufruindo das paisagens, da gastronomia e ainda relaxar um pouco nas pequenas vilinhas.

O Parque Natural dos Picos da Europa, situado no norte de Espanha, estende-se pelas comunidades autónomas de Cantábria, Astúrias e Castela e Leão. 

Para conhecer e usufruir deste vasto território precisaríamos de de vários dias, porque para além das cidades e percursos de carro muito haveria para palmilhar a pé e apenas sentir, percursos para caminhadas, lagos e paisagens inesquecíveis.


Nesta publicação partilho um roteiro de carro pelos locais que nos foi possível apreciar e deixo um breve roteiro e algumas indicações, para quem vai pela primeira vez e tem algumas dúvidas como eu tinha.

Uma das portas de entrada no parque natural dos picos de Europa é Cangas de Ónis e foi por aí que começámos e dormimos a primeira noite.

Primeiro dia, chegamos já depois de almoço a Cangas e deu para visitar a cidade que é pequenina, fomos ao turismo esclarecer algumas dúvidas.

Algumas páginas que tinha consultado davam como sugestão fazer algumas vistas e percursos e voltar a dormir a Cangas, tal como, reservar um dia inteiro para visitar Covadonga e os Lagos. Mas como o tempo era curto e como tudo é relativo, tanto podemos ficar uma manhã, como passar dois dias e nunca tudo fica visto.

Resolvemos seguir as dicas de um amigo e do turismo.

1º dia-Canga de Ónis dormida

2º dia - De manhã -  Lagos Enol e Ercina - Covadonga almoço.

O melhor é deixar o carro em Cangas e ir de autocarro, porque para subir de carro temos que ir antes de começarem a subir os autocarros e a estrada é tão estreita, íngreme e cheia de precipícios que é preferível deixar nas mãos de quem sabe, há muitos sítios que é impossível passar um carro pelo outro e só de imaginar cruzar com os autocarros é assustador.

Os autocarros têm um modo de comunicar e param para esperar uns pelos outros nos sítios onde é possível cruzarem-se, pelo que na descida os carros que subiram tinham que esperar atrás dos autocarros....

Os autocarros começam a circular ás 9h até ás 19h30 e saem a cada 10/15 minutos e podemos demorar o nosso tempo que logo apanhamos um para descer e tem paragem em Covadonga, igual.
Quem tiver pouco tempo o melhor é ir logo no primeiro.

A estação dos autocarros que sobem aos lagos fica bem no centro da vila e tem parque para o carro.
Podemos levar também o carro para os parques próprios dos lagos e deixar aí, por 2 euros, o bilhete de autocarro custa 8 euros por pessoa.

Almoçamos em covadonga, onde há alguma oferta de restaurantes.

            De tarde seguimos até - Arenas de Cabrales onde deixamos as malas no hotel

Hotel Picos de Europa

E fomos até Poncebos, (Funicular de Poncebo - Bulnes não subimos) seguimos por uma estrada muito bonita até Sotres, íngreme e estreita em alguns sítios, mas com paisagens lindas.

Perto de arenas de cabrales existe umas grutas e museu do queijo típico, que não visitámos, porque tal não é permitido sem agasalho e nós não tínhamos porque deixámos no hotel. a temperatura lá no fundo é muito baixa por isso a recomendação.

3º dia - manhã passeio de carro, sempre ao lado do rio cares com a sua cor verde esmeralda,  saindo de Arenas de Cabrales até Panes - seguindo depois o desfiladeiro da Hermida com paisagens deslumbrantes até Potes

Depois de almoço rota até Fuente Dé, para subir ao famoso teleférico, ao qual não subimos porque para além de ter uma fila enorme para comprar os bilhetes o pior era o agendamento, só teríamos vez passados duas horas, o que na nossa visita seria muito... e também não sou fã de alturas, fiquei com vertigens só de olhar a cabinesinha a desaparecer lá no alto....
Quem não pretender subir no teleférico, pode passar esta ida até Fuente Dé, não há mais nada para fazer ou ver aí.

Voltámos para seguir até Riaño


  • Cangas de Ónis- arenas de cabrales -30km  33min.
  • Arenas de Cabrales - Sotres -17km 29 min
  • Arenas de Cabrales -Potes(pelo desfiladeiro de Hermida) -50 km 58 min.
  • Potes - Fuente Dé - 22km 24min  o dobro porque tem que se voltar para trás, não tem interesse se não quiser subir
  •  Potes - Riaño 55km 1h10 
Estas distancias e tempos são apenas para se ter a noção das distâncias e do que se pode fazer de carro. Porque efectivamente demora-se mais, porque para além de as estradas serem muito sinuosas, as paisagens e recantos são convidativos a parar e fazer pequenas paragens.

Riaño é outra porta de entrada nos picos ou de saída no nosso caso, podendo sempre fechar o circulo e seguir para cangas novamente.

Para visitar os picos a melhor época é o verão, porque se correm menos riscos de mau tempo, porque como é uma viagem essencialmente de natureza e paisagens de montanha, com chuva ou nevoeiro pouco se aproveita e pouco se vê, a não ser que o interesse seja a neve.

Nós fomos no fim do verão e achei uma época deliciosa, tempo quente, céu azul, tudo convidava a ficar mais tempo, os rios e os desportos náuticos, as caminhadas pela montanha a pé e para quem gosta a cavalo ou de moto4 , muita e variada oferta.

Para dormir encontramos aqui no Booking  muita e variada oferta, desde alojamento local a bons hotéis.
Percebemos que também há muita oferta de parques de campismo, para quem gostar.

Para seguir esta viagem com mais fotos
Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários


  1. Elogiáveis dicas/sugestões que nos oferece.
    .
    Tenha um domingo de Paz e Amor

    ResponderEliminar
  2. Já fui em tempos e adorei. Quem
    quiser fazer tem por aqui óptimas dicas.
    Beijinho
    Dilene

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares