Pastéis de Tentugal à minha maneira

Os pastéis de Tentúgal são um doce tipíco conventual da vila com o mesmo nome, aqui na região de Coimbra.

A massa e o doce de ovos são o segredo. Uma massa finíssima e estaladiça que para mim para me saber bem é na zona, nas casas especializadas, quase na hora, porque depois disso, em pastelarias pelo país, fica meio seca.

Eu como gosto de inventar, nunca vi fazer, mas fiz à minha maneira, com massa filo e um doce de ovos simples e rápido, sem o preceito dos ovos moles, mas que fica delicioso para recheios.



5 folhas de massa filo
3 ovos
9 colheres de sopa de açúcar
9 colheres de sop
a de leite
manteiga q.b.



Para o recheio fiz um doce de ovos mais simples e fácil, muito rápido e sem preceitos, mas que fica muito bom.

Bater os ovos inteiros com o açúcar e juntar o leite e bater mais um pouco.

Levar ao lume num tachinho mexendo sempre, de preferência com um fuet, para não formar grumos.
Primeiro com o fogão no máximo, só até começar a querer ferver, baixar para o mínimo e continuar a mexer sempre vigorosamente até descolar do fundo do tacho.

Deixar arrefecer completamente.

As folhas de massa filo, só se abrem na hora de formar os canudos, porque secam muito rápido e partem.

Dobrar cada folha e cortar a meio, colocar uma camada a gosto numa das pontas das folhas e enrolar, formando um canudo, no fim pincelar por cima com manteiga derretida  dobrar as pontas para cima e fazer uma dobrinha, pressionando para não se descolar.

Vai ao forno a 200º durante 10 a 15 minutos, depende se gostar mais dourado ou menos.

Polvilhar com açúcar em pó e se conseguir esperar arrefecer um pouco para comer....








Mornos crocantes ficam uma delicia, não são os originais, mas que ficam bons ficam, estes ficaram com pouco recheio para o meu gosto, tive medo que saísse mas não sai, pode-se por à confiança mais recheio, esta quantidade deu para os 5 e sobrou bastante, podia ter posto mais.


Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖


Comentários

  1. Eu adoro pasteis tentugal.
    Obrigada pela receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    Ficaram de fazer babar...
    Acredito que desapareceram rapidamente.
    Beijinho
    Dilene

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares