Cuscuz com legumes salteados

Um dos pratos típicos da Tunísia é este Cuscuz,
 No hotel onde estivemos e nos hotéis e restaurantes onde comemos nos passeios que fizemos havia sempre.
Preparado de diversas maneiras, mas o mais comum era mesmo com legumes misturados, salteados ou assados, por vezes até tinha legumes grelhados em pedaços enormes misturado, tomate beringela....

Eu desde que comi lá que andava com vontade de experimentar cá em casa, mas nunca se proporcionou, mas a minha mãe que é tão curiosa na cozinha como eu, adiantou-se e comprou para fazer, mas não gostou, então deu-me o resto da embalagem.

Sem procurar receitas, preparei o cuscuz como diz na embalagem e como vi tantas vezes no hotel na Tunísia, preparei uns legumes salteados para misturar.

Cuscuz é um prato berbere originário do Magrebe (região do noroeste do continente africano). Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, quando a sêmola é amassada à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor numa cuscuzeira e servidos com um molho que pode ter sido feito na parte inferior da cuscuzeira.
 Na Tunísia, o cuscuz tem “estatuto” de prato nacional, mas em Marrocos e Argélia é praticamente o prato do dia. In wikipédia



Preparação:
Cuscuz
  • 1 chávena de cuscuz
  • 1 chávena de água
  • Sal
  • Especiarias a gosto.
Legumes
  • Cebola
  • Alho
  • Pimento
  • Courgete
  • Cogumelos
  • Tomate
A preparação do cuscuz como diz na embalagem é muito simples e rápida, colocar a quantidade de cuscuz desejada numa taça e regar com a mesma quantidade de água a ferver, temperada com sal e algum tempero a gosto, eu meti apenas uma pitada de açafrão, porque na memória tenho um cuscuz amarelado lá da Tunísia... 
Deixar repousar durante pelo menos 5 minutos.

Para os legumes picar o alho e a cebola fininho para uma frigideira antiaderente ou wook e regar com azeite e levar ao lume a fritar um pouco e a pouco e pouco  ir juntando os legumes, eu vou arranjando na hora e junto por ordem de tempo de cozedura, primeiro junto os que demoram mais a cozer e deixo para o fim o tomate.

Tudo partido do tamanho desejado, com casca ou sem casca e o tempo de cozedura também é a gosto, se gosta mais bem cozido ou all dente.


No fim misturar os legumes com o cuscuz e envolver bem e está pronto a servir.

podemos comer assim só, prato vegetariano ou acompanhado de peixe frito ou grelhado ou carne grelhada, foi o que fiz cá em casa.

Eu fiz um copo de 200ml cheio e resultou uma grande quantidade, tendo em conta que o filho nem provou e o marido também não é fã, sobrou muito para mim. Mas a verdade é que nos dias seguintes levei na marmita para o meu almoço e ainda me soube melhor.
Não sei se por ter absorvido mais os sabores dos legumes, gostei mais.

Agora tenho mais meia caixa para fazer, aceito sugestões de quem costuma fazer.

Comentários

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares