Peito de frango em massa filo
Esta receita de peitos de frango vi na página do meu cozinheiro favorito o Jamie Oliver.
Gosto dele pelo entusiasmo que ele põe nos seus vídeos, pelo seu jeito simples e sem manias como se diz por cá, não tem grandes preceitos a fazer nada, mas a verdade é que faz tudo parecer tão simples e tão crunchy and delicious, que apetece experimentar tudo que ele faz.
Por isso sigo muitas páginas amigas e que gosto, mas as receitas novas, normalmente vou sempre procurar em duas ou três, porque sei que resultam mesmo e saem bem.
Este peito de frango à moda de Kiev vi na página dele e guardei o vídeo para experimentar.
Peitos de frango:
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de salsa (30g)
- 30 g de manteiga sem sal
- Raspa de Limão
- 4 peitos de frango (150 g)
- 4 folhas de massa filo
- Azeite
- Vinagre de vinho tinto
- Pimenta e colorau a gosto
Puré de batata:
- 800 g de batata
- 400 g de ervilhas congeladas
- azeite de oliva extra virgem
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200 ° C
Descasque e rale bem o alho, pique bem a salsa, os talos e tudo, rale casca de limão a gosto e em seguida misture com a manteiga amolecida e tempere com sal marinho e pimenta do reino, amasse bem.
Use a ponta de uma faca afiada para cortar a parte mais grossa de cada peito de frango e criar um bolso.
Divida a manteiga de alho e recheie os peitos, depois molde os peitos de volta à sua forma original, selando a manteiga por dentro, polvilhe com pimenta, colorau ou outros temperos a gosto.
Disponha uma folha de massa filo na banca e faça umas pregas/ondas e coloque em cima o peito de frango recheado e enrole.
Repita, alinhando os rolos numa assadeira untada com azeite.
Misture 1 colher de sopa de azeite com 1 colher de chá de vinagre de vinho tinto e pincele levemente o filo, reservando o restante da mistura para depois.
Eu untei a banca da cozinha com esta mistura, para aí colocar a massa filo, para esta ficar já untada e não quebrar, com o restante pincelei mais os rolos depois de prontos.
Asse no fundo do forno por 25 minutos ou até dourar, ficar suculento e estar cozido.
Enquanto isso, preparamos o puré, pique as batatas em pedaços e cozinhe numa panela grande de água fervente com sal por 15 minutos, ou até ficarem macias, adicionando as ervilhas nos últimos 2 minutos, eu usei brócolos em vez de ervilhas e meti tudo a cozer ao mesmo tempo.
Escorra as batatas e as ervilhas e esmague com azeite extra virgem em vez de manteiga e tempere a gosto , fica um puré muito mais saboroso.
Ele recomenda preparar uns brócolos baby para dispor em volta do frango nos últimos 10 minutos a assar, eu não fiz, acompanhei com esparregado.
Um rolo fiz com aparas dos peitos que eram muito grandes
Notas e sugestões para melhorar:
- Ficou muito bom e a massa bem crocante, mas para o meu gosto pessoal, dois dentes de alho ralado é demasiado, fica um sabor muito intenso, pelo contrário o limão ralado dá um toque delicioso.
- Adicionar ao recheio algo mais apetitoso, tipo bacon ou chouriço, queijo...daria um toque mais apetitoso mais ao jeito português, é o que farei para a próxima.
- Duas folhas de massa filo para cada peito também me parece uma boa sugestão.
Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Ficou com um resultado final delicioso
ResponderEliminar.
Saudação poética