Conserva de limão

Meia volta oferecem-me muitos limões e tenho sempre pena quando alguns se estragam.
Costumo espremer e fazer sumo para congelar e os cubos servem depois para fazer limonada ou mesmo temperar.
Mas há tempos vi na Página do Blog da Spice uma conserva que me pareceu espetacular, é daquelas receitas que se olha e se pensa vou-te fazer 😍

O problema foi encontrar a mostarda em grão e o funcho...., perguntei e disseram-me nas lojas dos indianos, chineses mas de comida.... e eu não conheço nenhuma cá em Coimbra.
Procurei e procurei e encontrei no Aldi um frasquinho de um mix que tem sementes de várias coisas que ela indicava e fiz com esta mistura.
Para dizer se ficou bom ainda não sei não sei, mas a cor e aspeto está fantástico.
A receita deixo aqui as quantidades referencia, eu usei o que coube no frasco.

6 a 8 limões
Sal marinho q.b
2 c. sopa especiarias em grão: mostarda, funcho e pimenta .....
 eu usei o mix Thai red curry que tem sementes de mostarda, sal marinho, coentros pimenta preta....

Preparação:

Partir limões ao meio e depois abrir em 4 tipo flor sem separar os gomos.
Em seguida encha-os com sal e vá acomodando no fundo de um frasco de boca larga.
Repetir o processo até encher com todas as metades, mesmo até ao cimo e ainda carregando para caber o máximo, incluindo as cascas dos limões espremidos. 
Depois meter as especiarias e o sumo suficiente para tapar tudo, dois ou três limões é suficiente.

Feche, agite e guarde em local fresco, seco e escuro por ex: despensa os meus foram para a garagem que fica na cave, durante pelo menos 3 a 6 meses
 Após este tempo estão prontos. Mantenha-os em recipiente fechado e sirva sempre com uma colher limpa.


Nas notas a Spice recomenda usar ingredientes biológicos e assim a conserva dura anos se bem acondicionada. Eu usei limões biológicos e o sal o que compro nas salinas da figueira da foz, deve ser biológico também😏.... as especiarias é que vieram do fim do mundo 😁
Na ultima foto deixo o sumo para ir para o congelador, uma forma de conservar também o limão que já costumo fazer.

Comentários

Mensagens populares