Marselha num dia de cruzeiro

O que visitar numa cidade e como se deslocar numa escala de cruzeiro é sempre a dúvida de muitas pessoas que viajam desta maneira.
Há várias hipóteses ou sair nas excursões dos navios normalmente são muito caras, reservar através de empresas especializadas que podemos encontrar na NET, ou sair por sua conta, de táxi de Hop on Hop of que muitas vezes até estão no porto ou mesmo a pé.


No caso de Marselha o porto de cruzeiros fica relativamente longe do centro da cidade, o que complica a saída por sua conta. 

Nas minhas pesquisas li que há autocarros urbanos que passam perto do porto, um 35 e haverá mais...

Mas muito mais simples e o que muitas pessoas não sabem é que o porto de Marselha disponibiliza um Free Shuttle mesmo à saída do porto de cruzeiros.

Logo à saída do navio encontramos uma linha verde assinalada no chão que nos leva até a paragem do shuttle e este deixa-nos na Place de la Juliette.

Esta praça está a uma curta caminhada de uma das catedrais da cidade, a Catedral la Major e muito perto do velho porto.




Cathédrale Sainte-Marie-Majeure é a catedral católica da arquidiocese de Marselha. La Major foi construída em estilo neobizantino entre 1852 e 1893 sobre os planos do arquiteto Léon Vaudoyer.

Em frente a esta catedral na praça e rodeado pelos fortes temos o MuCem, um museu muito interessante e que merece uma visita, inaugurado no dia 7 de Junho de 2013 e tem como finalidade expor todas as manifestações multidisciplinares onde antropologia, História, Arqueologia e Arte se encontram de forma única e apresentam um olhar cultural, social, político e científico sobre a diversidade de civilizações que construíram o mundo mediterrâneo da Pré-História aos nossos dias.

Daqui é só ir andando ao sabor do que vemos e sentimos, pelo velho porto, contornando os fortes e muralhas.

Do velho porto partem os pequenos comboios turísticos para duas rotas, mas a mais longa é mais interessante, porque nos leva até a outra catedral da cidade, imponente no seu lugar altaneiro dizem os marselheses que olha pelo povo da cidade e principalmente pelos pescadores, é um lugar importante de peregrinação na senhora da assunção.
.
Este comboio faz um trajeto muito bonito, pelo passeio marítimo de Lá Cornue, à beira-mar, vamos vendo as praias e ilhas e as belas casas ricas que aqui se encontram.




Esta Catedral Notre dame de la Garde ou para os franceses a La bonne-mère é católica e um dos símbolos de Marselha.





Tem uma vista fabulosa, porque foi construída sobre um velho forte no local mais alto da cidade e é também visivel de todos os lados.

O seu interior é lindo toda em mármore colorido, mosaicos belíssimos em estilo bizantino, tudo sob a proteção de La Bonne Mère (‘A boa mãe’), a estátua banhada em ouro que fica no topo do edifício.






Para regressar ao navio, nada como se perder pelas ruas e apreciar a arquitetura, monumentos e esculturas, parar numa esplanada a descansar e regressar de novo á Praça Juliette e aí apanhar de volta o free shuttle que passa mais ou menos de 20 em 20 minutos.












A distância entre o navio e a paragem do shuttle é aproximadamente 800m, não deixar para apanhar o shutle no limite porque pode atrasar, haver muita gente para subir e não conseguir entrar e ter que esperar pelo próximo, porque no fim temos os tais 800m até o barco e ele não espera.

O navio da MSC seaview maravilhoso, lindo, comida maravilhosa e organização top.




Comentários

Mensagens populares