Arroz de lingueirão e marisco

Há tempos vi lingueirão congelado a vender no sítio do costume, comprei e só depois pensei nos pormenores de como cozinhar...

Perguntei a algumas pessoas e em páginas de blogs o pormenor da areia, se é preciso fazer alguma coisa para a retirar, obtive respostas vagas...

Como a maioria disse que congelado não precisa fazer nada tal como a amêijoa acreditei...

Pois grande engano os bichos estão carregados de areia, fiquei sem saber como se retira, mas fiquei também com a certeza de que não vou comprar mais congelado....
O arroz fiz como outros, juntei mais um mix de marisco porque a embalagem do  lingueirão era pequena.



Levar um tacho com água e sal ao lume até ferver.
Juntar aí o lingueirão e logo que levante fervura marcar dois minutos e retirar da água, coar esta e reservar para o arroz.

Fazer o refogado tradicional, com azeite, cebola e alho picado, quando estiver a cebola transparente, juntar o tomate ou polpa e deixar cozinhar, refrescar com uns salpicos de vinho se for necessário juntar um pouco de água.

Triturar o refogado, fica o molho mais cremoso e apurado e os esquisitinhos da cebola não reclamam.
Juntar os mariscos escolhidos, deixar cozinhar uns minutos e  acrescentar a quantidade de água necessária, de preferência onde cozeu o marisco (3 vezes a quantidade do arroz), logo que esteja a ferver juntar o arroz.
Deixar cozinhar e a meio juntar o lingueirão.
Quando o arroz estiver cozido, polvilhar com coentros frescos, cá em casa há quem não goste por isso cada um põe no prato.

Nota: O arroz ficou bom e os lingueirões que não tinham areia também o problema foi os que tinham.... menos mal que não contaminaram o arroz, porque a areia está concentrada numa espécie de "sacos" e também por isso facilmente identificáveis.

Comentários

Mensagens populares