Génova

Esta foi a segunda escala do cruzeiro pelo mediterrâneo.
Havia a possibilidade de ir a Portofino de excursão do navio ou por sua conta, mas como não conhecíamos Génova, optamos por ficar por nossa conta e Portofino fica para outra oportunidade.
A expectativa era baixa pelos comentários de quem já tinha ido e a primeira impressão da cidade nesta zona do porto de cruzeiros não é a melhor.
Mas assim que começamos a caminhar e entramos nas suas ruas estreitinhas, esquecemos o que ouvimos e vamos à procura da nossa opinião.
Acabamos por encontrar uma cidade interessante, diria que tem algum charme até. 
Edifícios lindos, os pallazzos por aqui e acoli, igrejas belíssimas, se o exterior não diz muito o interior é Itália e a sua arte renascentista no seu melhor.
O casario colorido e os cheiros a comida na rua, convidam a entrar nos pequenos restaurantes e provar a sua gastronomia, que dizem das melhores de Itália.
O centro da cidade é muito dinâmico, eu diria que não encontramos tantos turistas como noutras cidades, aqui encontramos uma cidade viva, com os seus habitantes locais nas suas rotinas, nos mercadinhos, nas compras de rotina, a conversar com os vizinhos nas ruas e à janela...


O porto de cruzeiro fica mesmo encostado à cidade, pelo que é muito tranquilo ir a pé.
Saindo do barco é só seguir à direita e muito perto fica o Aquário de Génova (o maior da Europa), uma boa visita para quem gostar.
O antigo porto de Génova foi reformulado na década de 90, transformando-se numa das principais áreas de turismo e entretenimento da cidade. Atualmente, aqui pode-se encontrar diversas lojas, cafés, bares, restaurantes, o reconhecido 


Edifício da Autoridade Marítima do porto de Génova.




A lindissima  Piazza de Ferrari
À volta da praça e da grande fonte de água fica o Monumento a Garibaldi e vários edifícios históricos que vale a pena admirar, como o Palazzo Ducale ou o Teatro Carlo Felice. Há também vários cafés com esplanada onde pode sentar-se a tomar qualquer coisa e a descansar um pouco, o típico cappuccino cai sempre bem :) 








Igreja de Santa Maria Assunta.

Porta Soprana





Palácio Ducal

Um pouco do interior da Catedral de Génova, o exterior está em obras, o interior num estilo que lembra a mesquita de Cordova misturado com a arte renascentista é lindíssimo





Como em quase todas as escalas de cruzeiro normalmente optamos por passear pelas ruas e deixamos de lado as visitas a museus, a não ser que seja muito importante ou esteja na lista de coisas a visitar na vida. 
Porque o tempo é pouco, preferimos usufruir da rua e apreciar um pouco a vida local.
Parar numa esplanada e comer um gelado é típico porque por toda Itália são maravilhosos.


Génova empoleirada nas colinas com as suas cores ocres tão tipicas daquela zona da Liguria é uma cidade que vale a pena visitar, num dia de cruzeiro. 
Para mim não foi daquelas cidades onde fiquei com a ideia ....um dia é pouco, preciso voltar....

Comentários

  1. Li com muito interesse. Vai ser útil em Julho deste ano. Obrigada.
    Beijinho
    Dilene

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares