Bacalhau com natas com batata cozida
Desde que vi no blog da Susana que este bacalhau se podia fazer com batata cozida fiquei encantada, porque é um prato que não fazia cá em casa, porque por principio não faço fritos.
Vai daí meti mão á massa e lá fiz o dito, introduzi algumas alterações que o deixaram menos light em relação ao que ela fez, mas só porque não tinha natas light.
A receita base dela com as minhas alterações.
3 postas de bacalhau demolhado
2 cebolas
4 dentes de alho
1 folha de louro (não meti)
2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura ralada (também não meti, porque me esqueci)
600g de batatas
Sal e Pimenta q.b.
200ml de natas light(usei das normais)
2 cebolas
4 dentes de alho
1 folha de louro (não meti)
2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura ralada (também não meti, porque me esqueci)
600g de batatas
Sal e Pimenta q.b.
200ml de natas light(usei das normais)
O molho bechamel usei do da parmalat já pronto
Adicionei Pão ralado para polvilhar antes de ir ao forno.
Então em primeiro lugar dei uma fervura ao bacalhau e depois de arrefecer um bocadinho foi só escolher as espinhas e peles e desfiz em lascas.
Entretanto piquei a cebola e os alhos e levei a alourar no azeite e depois de estar tudo meio transparente juntei o bacalhau e envolvi.
As batatas como ela dizia que tinham que ser do tipo que não se desfaz muito tive medo que as minhas se desfizessem e cortei os cubos maiores e levei a cozer em água temperada com sal, para a próxima corto mais pequenos e deixo menos tempo a cozer, fica mais uniforme no fim o resultado.
No fim de cozidas, mas não demasiado, juntei ao bacalhau e temperei com a pimenta e meti tudo num tabuleiro de ir ao forno.
Juntei meio pacote de molho bechamel com um pacote de natas, deitei por cima e polvilhei com pão ralado.
Levei ao forno durante mais ou menos meia hora e ficou muito bom, embora eu seja mais critica do que a Susana, notei a falta das batatinhas fritas, mas gostei e voltarei a repetir.
Também nunca fiz o dito com batatas cozidas!!!Mas também deve ficar muito bom e evita-se os fritos.Beijinhos carinhosos
ResponderEliminarAcabei de jantar, mas ainda há espaço para umas garfadas desse bacalhau delicioso! :)
ResponderEliminarDeve ser diferente do tradicional, claro! Mas tem tão bom aspecto como o outro :)
ResponderEliminarOlá Alcina,
ResponderEliminarvou pedir-te um favor: Trata-me por tu. Eu sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas eu não sou de muitas formalidades, sou muito jovem :) (tenho 30 anos) e o meio dos blogs é muito informal. Como tal, eu tomei liberdade de te tratar por tu (se não gostares diz). Peço que que trates por tu também.
Agora vamos à MFP. Eu sou fã. Foi uma prenda de Natal, ainda não me aventurei muito. Mas o que fiz gostei. Não nos dá trabalho nenhum. É só colocar lá os ingredientes, ela faz o resto e podes ter sempre pão fresco. Depois é só passar um paninho e voilá...pronta para outra utilização. Os pães não são iguais aos de compra, mas também não têm adictivos para melhorar o sabor ou conservar.
Relativamente ao bacalhau, ficou com um óptimo aspecto. Apesar de preferires as batatas fritas pensa como eu...esta receita é mais saudável, podes fazer com mais regularidade. Ocasionalmente, faz a versão com batatas fritas.
Por hoje é tudo.
Beijinhos.
Susana.
Ficou lindo...tb costumo fazer com batata cozida...beijinho
ResponderEliminarNunca tinha visto bacalhau com natas com batatas cozidas...Hei-de experimentar!
ResponderEliminarBeijinhos.
Oi Alcina, obrigada por visitar meu blog, querida. A Susana tem receitas excelentes, e você reproduziu lindíssimamente esse bacalhau com natas... adorei!
ResponderEliminarBjo grande,
Mari
Olá. Bom dia
ResponderEliminarÉ efectivemente um bom Prato eu tambem tenho uma quase identica.
Desejos de um bom fim de semana
Comprimentos
Miguel
o meu bacalhau com natas foi sempre com batatas cozidas, nunca aprendi a fazer de outra forma...
ResponderEliminare agora fizeste-me lembrar que há muito tempo que não faço.
Olá todas, obrigado pelos comentários, para as meninas que nunca experimentaram podem faze-lo á confiança, porque fica muito bom.
ResponderEliminarSusana fica a correcção feita porque eu também não sou muito de formalidades, só não gosto que me achem abusadora:-)Quanto á máquina do pão já está cá em casa agora vamos lá vêr o que vai dar!!
Puro amigo, obrigado pela visitinha e pelos comentários.
Bjs