Charlotte de morango

Pela primeira vez decidi experimentar uma Charlotte, uma sobremesa que sempre me despertou interesse pela beleza da apresentação, acho bonito os palitos em volta do doce, com um lacinho a envolver.

Nunca tinha feito, por acaso, não por achar uma coisa difícil, mas porque não sou muito apreciadora daquele tipo de biscoitos, não gosto de palitos de champanhe, tortas comerciais abomino mesmo, não se gasta cá em casa, os únicos que tolero são os palitos la reine, fazer a torta ou os biscoitos caseiros não me apetecia, mas para uma próxima oportunidade pode ser que experimente.

Esta para primeira experiência ficou muito boa, se não ficou tão bonita foi apenas falha num pormenor.


2 embalagens de palitos la reine comerciais
600 gr de morangos
3 pacotes de natas(pode-se substituir parte por iogurte)
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina


Triturar os morangos com umas gotas de sumo de limão retirar um terço e reservar, levar ao lume a aquecer o restante puré e juntar aqui as folhas de gelatina previamente demolhadas e misturar bem. Se fizer no robot de cozinha, meter dentro os morangos e programar vel.5-7 e depois de retirar a porção a reservar, programar 4 min. 100º vel.3 Juntar as folhas de gelatina e misturar na vel.4.

Deixar arrefecer.

Bater as natas em chantilly e envolver o leite condensado, misturar o puré de morangos frio e misturar muito bem.

Preparar a forma de aro amovível com os palitos previamente molhados no morango reservado e deitar dentro o creme de morango com cuidado para os palitos não se desmancharem, se quiser os palitos mais húmidos, juntar um pouquinho de água ao puré.


Vai ao frigorífico para solidificar durante algumas horas. Retirar o aro e decorar com morangos a gosto e a fitinha da praxe.


Notas: Por palitos no fundo e em toda a volta da forma é uma operação que envolve algum cuidado e eu marinheira de primeira viagem em charlottes nem pensei bem e tive uma falha, devia ter cortado um pouco dos palitos na parte que assenta no fundo da forma, teria facilitado o arranjo dos palitos e não sobrava tanto no topo, mas como tinha uma grande quantidade de creme, pensei que chegava para encher a forma, só que esta é muito larga.
Para além disso o creme saiu um pouco pelos buracos no fundo dos palitos, porque arredondados eles não encostavam bem uns nos outros e não saiu mais porque é um creme denso este, porque se fosse mais liquido seria bem pior.


Estas considerações finais parecem superfulas, mas para ler uma receitinha bem bonitinha temos muitos livros e revistas, um blog tem esta parte de comunicação entre quem escreve e quem lê, importante para evitar estas pequenas falhas, não vi isto escrito em nenhuma das receitas que pesquisei e penso que mais pessoas passaram por esta dificuldade e teriam beneficiado com a informação.

Comentários

  1. Olá Alcina!!
    Adoro biscoito champagne, consequentemente adoro charlottes! A sua ficou realmente linda!
    Beijo e uma semana iluminada pra você!
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu cantinho, Parabéns!!

    Espero por ti no meu cantinho...

    ResponderEliminar
  3. Já fiz várias vezes. A última que fiz foi o ano passado no aniversário dos meus filhos. É uma sobremesa que faz sempre sucesso, quer a nível visual quer a nível de sabor. Eu acho que a tua charlotte está muito bonita. Simples, mas bonita! Nem tudo tem der ser muito elaborado.

    ResponderEliminar
  4. Parece me bem... Parece-me mamo muito bem :D

    http://passeioseconsumos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela receita e conselhos.
    Pinta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares